segunda-feira, 22 de março de 2010

MEIO AMBIENTE - Dia da Água é celebrado com blitz ecológica em Maringá



Uma blitz ecológica, voltada para a preservação dos mananciais, marcou na manhã desta segunda-feira (22) em Maringá as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Água.
Organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão de Polícia Florestal (Força Verde), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Sesc-PR, Spaipa/Coca-Cola, Cesumar, Projeção e Associação dos Profissionais de Propaganda (APP/Maringá), a blitz orientativa foi realizada nos principais cruzamentos da Avenida Brasil, a mais movimentada da cidade.
Por meio da distribuição de lixeiras para veículos, contendo panfletos e outros materiais de orientação, os organizdores do evento procuraram sensibilizar motoristas e pedestres sobre a importância da preservação e não desperdício da água.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Diniz Afonso, durante toda esta semana serão desenvolvidas atividades voltadas para questões ambientais com a finalidade de fornecer informações relacionadas a iniciativas para a preservação da qualidade da água, bem como para o seu uso racional e integrado, visando o desenvolvimento sustentável. “Outra finalidade é destacar a importância da proteção, monitoramento, ordenação, inventário e gestão dos recursos hídricos no município”, afirma.
Ainda na segunda-feira, no período da tarde, foi programado o plantio de mudas de árvores no fundo de vale do Ribeirão Morangueiro por alunos da Força Verde Mirim. O plantio de árvores nativas da região – como peroba-rosa, ipê, gabiroba e canafístula – volta a ser feito na manhã desta terça-feira (23), nas margens do mesmo ribeirão, por beneficiados com penas alternativas perante o juizado criminal, com participação da Ong SOMA Ambiental.

Preservar é a saída”
Na quarta e quinta-feria, dias 24 e 25, a programação especial elaborada pela Prefeitura de Maringá para comemorar a Semana Mundial da Água tem sequência com palestras e exposição sobre o tema para alunos e comunidade próxima à Escola Municipal Ariovaldo Moreno, localizada à Rua Ivan Pavlov, s/nº, no Jardim Alvorada.
Na sexta-feira (26) haverá divulgação no município sobre a “Hora do Planeta” – um movimento global da Rede WWF a ser desenvolvido no sábado, dia 27.
Entre as 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), desde as moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas para mostrar aos líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global. Em Maringá haverá desligamento por uma hora das luzes do Paço Municipal e do Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio.
Neste ano, as atividades da Semana Mundial da Água seguem o tema “Sem Água, Sem Vida – Preservar é a Saída”.


Serviço
Pauta: Semana Mundial da Água
Período: de 22 a 27/03/2010
Dia 22 (segunda-feira) – 14h às 16h30 - Fundo de vale do Ribeirão Morangueiro (próximo ao Tecnoparq – saída para Astorga) – Plantio de mudas (Força Verde Mirim)
Dia 23 (terça-feira) – 9h às 16h30 - Fundo de vale do Ribeirão Morangueiro (próximo ao Tecnoparq – saída para Astorga) – Plantio de mudas (Ong SOMA Ambiental)
Dias 24 e 25 (quarta e quinta-feira) – 9h às 16h30 - Palestras para alunos e comunidade próxima à Escola Municipal Ariovaldo Moreno (Rua Ivan Pavlov – Jardim Alvorada)
Dia 26 (sexta-feira) - Divulgação no município sobre a “Hora do Planeta”
Dia 27 (sábado) – período da manhã – esquina das avenidas Brasil e São Paulo (em frente às Lojas Americanas) - ação conscientizadora por um grupo de teatro
20h30 e 21h30 – Desligamento de luzes do Paço Municipal e do Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio
Mais informações: 3221-1441 / 9118-3375 c/ Sérgio Viotto (Secretaria de Meio Ambiente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário