segunda-feira, 29 de março de 2010

HORTAS COMUNITÁRIAS - Programa social maringaense é o quinto melhor do Brasil




O programa da administração municipal Hortas Comunitárias ficou em quinto lugar entre os oito projetos sociais finalistas do Prêmio Nacional Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A fase final da disputa pelo prêmio foi realizada na noite da última quinta-feira, dia 25, no Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador do programa maringaense, engenheiro agrônomo José de Oliveira Albuquerque, Maringá concorreu com outros projetos sociais “muito fortes” desenvolvidos atualmente por todo o Brasil. Dos 454 projetos inscritos, 20 foram aprovadas pelo MDS e oito foram premiadas em reconhecimento à valorização das boas práticas governamentais nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, transferência de renda e inclusão produtiva.
O vencedor do prêmio foi um projeto social de captação de água da chuva em cisternas, desenvolvido no Estado de Alagoas.
“Apesar de Maringá ter um índice de desenvolvimento humano bastante elevado, nosso programa sensibilizou a comissão julgadora por desenvolver um trabalho de inclusão social e produtivo para pessoas de baixa renda. Além de passar a ter segurança nutricional, produzindo seus próprios alimentos orgânicos e de resgatar as relações da boa convivência com a comunidade, elas também podem complementar a renda da família comercializando a produção excedente”, explica o coordenador.
Os prêmios para os vencedores do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, em cada modalidade, são viagens nacionais e internacionais para conhecer novos projetos sociais e promover troca de experiências para reaplicação ou aprimoramento de suas próprias políticas públicas para o setor.
“Já a estatueta entregue pelo ministro Patrus Ananias, com uma flor estilizada de quatro pétalas simbolizando as ações de integração social do MDS, será entregue na próxima semana por nós ao prefeito Silvio Barros”, comemora Albuquerque.

250 famílias
Com a temática as “Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social”, o nome do prêmio presta uma homenagem à ex-secretária nacional de Renda e Cidadania do MDS, Rosani Cunha, falecida em 2008.
Além das oito melhores práticas governamentais, também foram premiadas quatro ações sociais na modalidade Práticas da Sociedade Civil e outros cinco estudos acadêmicos, sendo três na categoria profissional e dois na categoria estudante.
Em Maringá o Programa de Hortas Comunitárias garante o sustento de mais de 250 famílias nas 13 hortas instaladas em parceria com outras empresas públicas e a iniciativa privada, envolvendo cerca de 250 famílias ou 1.500 pessoas que produzem em média 120 toneladas de hortaliças ao ano.
Através das secretarias de Serviços Públicos e Saúde, Gerência de Promoção e Prevenção em Saúde, a Prefeitura de Maringá insere a iniciativa no Programa Maringá Saudável, por meio de parceria com o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Universidade Estadual de Maringá (Ceraup/UEM), que oferece assistência técnica, adubos, sementes, equipamentos e insumos para as hortas.

Serviço
Mais informações: 3261-5579 ou 9134-6216 c/ José de Oliveira Albuquerque – coordenador das hortas comunitárias.

2 comentários:

  1. maria edna da silva6 de abril de 2010 às 20:39

    gostaria de saber como fazer um projeto de uma horta comunitária, para o meu município pois sou apaixonada por hortas.

    ResponderExcluir
  2. maria edna da silva6 de abril de 2010 às 20:44

    essa idéia das hortas comunitárias deveriam ser copiadas por todos os municípios,visto que além de
    ajudar a combater a fome,funciona como terapia para muitas pessoas.

    ResponderExcluir