domingo, 5 de maio de 2013

Governo Federal gasta menos 1/3 da verba reservada p/ combate a violência contra mulher, cadê os deputados e os nossos senadores

     
      Nos  dois  primeiros  anos  de  governo  da  “PresidentA  Dilma  Rousseff”,  menos  de um terço dos recursos destinados ao enfrentamento da violência contra as mulheres foram efetivamente aplicados. A execução abaixo das previsões feitas pelo próprio governo ocorreu apesar de o enfrentamento a esse tipo de violência e a defesa da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, estarem entre as bandeiras do governo petista.

    Dados  levantados  apontam  que, dos cerca de R$ 84,2 milhões autorizados para o Programa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em 2011 e 2012, o governo executou pouco mais de R$ 26,3 milhões, ou seja, 31,2%.


     Os recursos foram autorizados para ações fundamentais para a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha, como, por exemplo, a construção de casas abrigo para mulheres que denunciam o marido e não podem voltar para suas casas, além da capacitação dos agentes nas delegacias para atendimento à mulher.

     A dificuldade, no entanto, está em fazer com que os recursos se transformem efetivamente em políticas consideradas pelo próprio governo como essenciais para reverter uma marca alcançada pelo Brasil ainda no último ano do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, de acordo com o Mapa da Violência 2012, dado mais recente, 4,5 mil mulheres foram assassinadas. Isso apesar dos quatro anos de vigência da Lei Maria da Penha e dos oito anos de existência da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário