sábado, 18 de maio de 2013

No Paraná homens morrem mais de ataque cardíaco que mulheres


        Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná mostra que, no estado, os homens morrem mais de infarto agudo do miocárdio que as mulheres. Segundo o estudo, o índice de mortes de homens é 36% maior.

    Os números foram apresentados pela SESA, durante um simpósio de cardiologia, apresentado para médicos e enfermeiros da rede pública de saúde do estado. De acordo com a pesquisa, alguns fatores da vida masculina, como obesidade, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo podem estar ligados diretamente ao índice de ataques cardíacos.


       Outro  dado  importante  apresentado  pela  Secretaria  de  Saúde é que a diferença no índice de mortalidade entre homens e mulheres, em razão dos infartos, é maior antes da fase da menopausa. A partir dessa idade, os números se equiparam e as mortes de mulheres por causa de ataques do coração passam a ser tão frequentes quanto as dos homens.

       Conforme a SESA, os problemas cardiovasculares são a principal causa de mortes no Paraná. Depois do infarto, os AVC - acidentes vasculares cerebrais, popularmente chamado de derrame, aparecem na lista de motivos que causam a morte de pessoas no estado.

       Em ambos os casos, a SESA alerta que a hipertensão arterial pode estar ligada aos fatores que induzem a esses ataques fulminantes. A doença crônica atinge quase a metade dos idosos do Paraná e só pode ser tratada com acompanhamento médico contínuo. Porém, a SESA acredita que apenas 10% das pessoas que possuem a doença fazem o tratamento corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário