sexta-feira, 24 de maio de 2013

Unidades do Paraná Seguro traz "paz e segurança" aos moradores

As Unidades do Paraná Seguro lembra as Unidades Koban de policiamento no Japão
No Japão o policial do Koban é conhecido e conhece todos os membros da comunidade 
O policial acaba fazendo um trabalho de grande relevância, e as famílias tem mais segurança

       O policiamento comunitário feito pela Unidade Paraná Seguro deixa bem mais tranquila a vida dos moradores do Jardim Interlagos, em Cascavel, na região Oeste. Antes, abrir e manter um estabelecimento comercial, passear pelas ruas e até mesmo pedir pizza em casa eram problemas para a comunidade.

     Com a UPS, instalada há sete meses, criou-se uma forte relação de confiança entre os policiais militares e os 12 mil moradores. O índice de criminalidade caiu e aumentou a sensação de segurança dos cidadãos. “Aqui a polícia cumpre a função de atender ocorrências nas ruas, mas também é parceira da comunidade. Temos uma relação de amizade”, conta o morador senhor Vitor Pereira de Melo.

        Ele e a esposa senhora Sônia de Lima moram no local há quase dez anos. “Antes havia assaltos e roubos, agora não vemos mais nada disso”, diz Sônia. Vitor comemora o simples fato de poder pedir refeição em casa. “Os entregadores tinham medo de vir até aqui. Agora pedem informação aos policiais, que muitas vezes os acompanham até a nossa casa.”

     O casal já contou com a ajuda dos policiais militares também em caso de urgência médica. “Um dia passei mal em casa e eles me deram os primeiros socorros”, conta Vitor.

      Os  policiais  que  atuam  nas  UPS  são  treinados  para  atuar  com  policiamento  comunitário. Além da presença nas ruas, o que coíbe crimes, esse tipo de policiamento estimula o surgimento de relação de confiança com a comunidade, que passa a contribuir com registros de ocorrência.

        O  comerciante  Ronaldo  Vieira  da  Silva  pensou em fechar sua frutaria, quinze dias depois de abri-la, por causa da invasão de bandidos. “Depois que a UPS se instalou fiquei muito mais tranquilo e eu decidi ficar”, conta o comerciante. “São viaturas indo e vindo, o que não se via antigamente. Isso dá motivação para gente continuar trabalhando”, diz ele.

     
Menos  crimes  -  O  Comandante-Geral  da  Polícia  Militar do Paraná, Coronel Roberson Luiz Bondaruk, afirma que em Cascavel, houve redução de 28,57% nos crimes violentos no Jardim Interlagos, e de 25% em toda a cidade no primeiro quadrimestre deste ano.

        A  UPS  de  Cascavel  é  uma  das  13  já  instaladas  no  Estado.  Já  contam  com  o policiamento comunitário dez bairros de Curitiba, Londrina e Colombo - na região metropolitana da capital. “As UPS integram o conjunto de ações do programa Paraná Seguro, com o qual estamos dando resposta ao clamor dos paranaenses por mais segurança”, diz o governador Beto Richa. “Estamos enfrentando a criminalidade com um programa bem planejado e bem executado pela nossa polícia”, afirma Richa.

        Em  Curitiba,  nas  dez  regiões das UPS, houve redução de 24% no número de mortes violentas, de 18% nos registros de roubos e de 24% de furtos. Além disso, o reforço policial e a confiança da população fez aumentar os registros de ocorrências. Com isso, houve aumento nas detenções por perturbação da tranquilidade, por lesão corporal e por envolvimento com drogas. Também aumentou o número de recuperação de veículos roubados. 

Padrão do modelo japonês chamado Koban 

          Londrina  –  A  UPS instalada na vila União da Vitória, em Londrina, ajudou a reduzir de três para um o número de homicídios na área, no comparativo de janeiro a abril deste ano com o mesmo período de 2012.

         O  Soldado  Wagner  Cardoso,  que  atua na base, afirma que o trabalho comunitário contribui para que a criminalidade seja menor. Ele revela que a proximidade com os moradores ajuda com as denuncias. “Com o policial mais próximo diminui a incidência de crimes”, afirma.

         Em  casa  –  No  Jardim  Interlagos,  a relação dos policiais com a comunidade é de integração, segundo define Valdir Cardoso, dono de ferragens e ferramentas. “A gente vê os policiais buscarem essa interação com o comércio e com a comunidade, circulando e atuando forte contra os desmandos”, completa.

         Quem chega à sede da UPS Jardim Interlagos se sente logo em casa, a começar pelo cheiro do feijão preparado pelos próprios policias, a porta sempre aberta e a presença do cão de estimação acolhido pelos policiais já no primeiro dia da operação. O animal ganhou o nome de “UPS”. “É frequente as pessoas nos presentearem com frutas e verduras”, conta o policial Marco Antonio Dias. “É bom ouvir um ‘muito obrigado”, diz ele.

          O Comandante da UPS Cascavel, Coronel Conrado de Oliveira Nogueira, explica que no Jardim Interlagos a unidade atua com duas viaturas, para a ronda, e duas motocicletas, usadas para visitas de casa em casa e ao comércio.

           “Os policiais levam sempre um caderno para anotar o nome, o endereço e as sugestões e reclamações de cada morador. Nessas visitas, também explicamos para que serve a Unidade Paraná Seguro”, diz o Coronel. “A importância do policiamento comunitário é que, além da segurança, auxiliamos a população no acesso a outros serviços, como saúde, coleta de lixo, saneamento, e encaminhamos para os órgãos de atendimento”, afirma o Coronel. 


            Só uma pergunta, cadê os políticos "bunda mole" de Maringá, que não conseguem nada de melhoria e nada de especial para nossa cidade, principalmente no tocante a Segurança Pública, ficam só no blá, blá, blá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário