segunda-feira, 26 de abril de 2010

Força Alfa da Polícia Militar do Paraná, apreende carregamento de cigarro e embarcação no Lago Itaipu na divisa do Brazil com Paraguay


A Força Alfa – Companhia de Polícia de Fronteira – apoiou a Polícia Federal de Guaíra (Oeste do Estado), na realização da “Operaçao Sentinela”, no Lago Itaipu, na madrugada desta sexta-feira (23). Na ação foi apreendida uma embarcação de aproximadamente 12 metros com um motor de 300 HPs e 160 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. “Este é o motor mais potente que apreendemos até o momento, os outros eram de 90 ou 150 HPs”, informa o tenente Franck Cione Coelho dos Santos, porta-voz da Força Alfa.

“Esta operação é realizada diariamente e reúne diversos órgãos da Segurança Pública como Departamento de Polícia Marítima da Polícia Federal, a Polícia Militar do Paraná com a Força Alfa e a Receita Federal, entre outras”, disse o tenente Franck. O objetivo, de acordo com ele, é combater o tráfico de drogas e armas e o contrabando oriundo do Paraguai, no Lago Itaipú e Rio Paraná.

São realizadas operações terrestres e fluviais que fiscalizam as embarcações vindas do país vizinho. “A Força Alfa é responsável pelo patrulhamento aquático na Operaçao Sentinela”, explica o tenente. Além disso, a Companhia combate o narcotráfico de maneira constante realizando operações nas estradas e rodovias de entrada no estado, “impedindo que muitas cargas entrem no estrado e destruam famílias”.

AÇAO – De acordo com informações da Força Alfa, as equipes avistaram uma embarcação que estava retornando do Rio Paraná (lado brasileiro) sentido Paraguai. Então, o grupo formado por policiais militares e federais seguiram sentido ¨Canal do Sarandi¨ e, ao passar pelo ¨Canal do Azimute¨, ambos no Lago Itaipu, encontraram uma embarcação carregada de produtos contrabandeados do Paraguai, com dois tripulantes.

“Logo ao lado desta embarcação, que estava sendo preparada para ser rebocada, um barco com outros homens chegaram atirando contra as equipes policiais, em defesa do carregamento; os policiais revidaram e, em seguida todos se atiraram no lago, não sendo possível prendê-los”, conta o tenente. A embarcação e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal de Guaíra.
No entanto, as buscas continuaram e, algum tempo depois, ao passar pelos mesmos canais, a polícia avistou outra embarcação, mas ao tentar abordagem os tripulantes atiraram contra as equipes e fugiram. Ninguém ficou ferido nos confrontos. “É importante também lembrar que a população denuncie a criminalidade para que a segurança pública seja cada vez melhor”, enfatiza Frank.

Nenhum comentário:

Postar um comentário