terça-feira, 27 de abril de 2010

Oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná capacitam policiais da Força Nacional

Os majores do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, Marcos Antônio Jahnke e Edemilson de Barros, capacitaram policiais integrantes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) da Força Nacional (SENASP), em Brasília (DF). Jahnke é Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu (Região Oeste) e Barros é Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Paranaguá (Litoral do Paraná).

“O Paraná foi escolhido porque é referência no combate a incêndios florestais. O Estado foi o primeiro que se especializou, em 1962, quando tivemos um grande incêndio no Paraná, o Corpo de Bombeiros da época viu necessidade de formar pessoas especializadas e logo depois, em 1967, foi formada a primeira turma de oficiais especializados no combate a incêndios”, disse Barros.

O curso teve duração de uma semana e o assunto tratado foi combate a incêndios florestais. Foram ministradas instruções teóricas e práticas sobre legislação ambiental, materiais e equipamentos, noções de orientação e navegação, técnicas e táticas de combate a incêndios florestais e teoria básica florestal. As atividades aconteceram em Brasília, na Academia do Corpo de Bombeiros Militar e no Batalhão de Combate a Incêndios Florestais.

O exercício final do Curso ocorrerá após a desmobilização da Força Nacional que atua nas enchentes e deslizamentos que assolaram o Estado do Rio de Janeiro. O Major Jahnke, juntamente com oficiais de Brasília, ficou responsável pela parte teórica do curso. “Avalio de vital importância esta convocação feita a nós oficiais do Paraná, pois demonstra a representatividade da polícia paranaense”, afirmou.



A Força Nacional atua em situações de emergência que surjam em qualquer estado da corporação como os deslizamentos ocorridos em Niterói, no Rio de Janeiro. A Força Nacional deve estar preparada sempre pois a qualquer momento qualquer estado da Federação pode necessitar de trabalhos especializados e solicitar a atuação do grupo.




INCÊNDIO - Desde 1967, o Corpo de Bombeiros da PMPR faz o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF), tanto para oficiais, quanto para sargentos. “Foram capacitados 1,2 mil combatentes florestais em diversos estados da Federação”, disse Barros. Ainda, de acordo com ele, o Corpo de Bombeiros do Paraná está na vanguarda desta atividade.


“Já somos referência nacional na doutrina de combate a incêndios florestais”, afirma Barros. “O Paraná criou, desde 67, um histórico de reconhecimento e, inclusive, já capacitou bombeiros de vários estados como Brasília, Rio de Janeiro, Espírito Santo, além dos estados da Região Sul”, destaca o major Jahnke. De acordo com os majores, parte deste reconhecimento está no aparato que a corporação possui como viaturas, equipamentos individuais, GPS, entre outros.

Jahnke afirma que eles trouxeram dos Estados Unidos algumas ferramentas que gradativamente foram implantadas, e hoje são comuns também em outras regiões do Brasil. “Além disso, procuramos nos especializar sempre no que existe de mais moderno na área de combate a incêndios florestais”, completa.

Os majores Jahnke e Barros foram especializados em combate a incêndios florestais pelo United States Department Of Agriculture/Forest Service, em 1993. Eles fizeram treinamento de combate a incêndios florestais (Hot Shot), por um período de três meses, nos Estados da Califórnia e Arizona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário