segunda-feira, 5 de abril de 2010

Maringá - alunos de creche promovem ação de combate à dengue


Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Ana Chiquetti Men, do Parque das Grevilleas II, realizaram nesta segunda-feira (5), uma ação de conscientização no combate à dengue junto à comunidade do bairro. A direção da creche decidiu trabalhar o tema após registrar crescimento de faltas de alunos com dengue.
Com os alunos questionando a ausência dos amiguinhos, os professores pediram ajuda à Secretaria de Saúde, que ofereceu o suporte para o trabalho através da Unidade Básica de Saúde do Grevíleas III. Agentes ambientais visitaram a escola, falaram sobre a necessidade de eliminar o mosquito e forneceram material para a aborgagem dos moradores próximos da crenche.
Nesta segunda-feira as mais de 300 crianças e os professores da creche participaram de uma passeata e visitaram parte dos imóveis do bairro levando a campanha de combate ao mosquito. Todos os trabalhos realizados em sala de aula, como máscaras e cartazes, foram utilizados na passeata e entregues aos moradores pelos estudantes.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, elogiou a inicativa da direção e professores da creche. “Eliminar o mosquito é a única forma de combater a dengue”, lembrou. Até a última quarta-feira, Maringá estava com 660 casos confirmados.
Nardi lembra ainda a participação das igrejas da cidade na campanha Páscoa sem Dengue. “Mobilizamos centenas de igrejas de várias denominações que levaram as mensagens da campanha contra a dengue para as várias celebrações de Páscoa”, explicou o secretário.
Ele lembra que a maioria dos criadouros do mosquito da dengue está dentro das residências, em lixo nos quintais, pratos de vasos e reservatórios de água. Todos em condições passíveis de serem eliminados pelos moradores. Em caso do aparecimento dos sintomas, que são febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, manchas vermelhas na pele e dor abdominal, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário