segunda-feira, 14 de março de 2011

“Endividamento das famílias brasileiras é herança de Lula”



                O líder do PPS na Câmara Federal, Rubens Bueno (PR), atribuiu o aumento do endividamento das famílias brasileiras a “farra da abundância de crédito” promovida pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos oito anos.

             “O endividamento é apenas uma das heranças malditas deixadas pelo governo Lula. É a conta que o brasileiro terá de pagar pela farra da abundância de crédito, em especial do consignado, uma modalidade de empréstimo que engordou os cofres dos banqueiros e deixou as famílias no vermelho”, afirmou Bueno.

                 Levantamento feito pelo LCA Consultores mostra que os brasileiros passaram a destinar, no final do ano passado, 46% a mais da renda para cobrir dívidas com bancos, sem contabilizar, no entanto, as despesas com juros do cheque especial e de cartões de crédito Segundo a consultoria, em janeiro de 2003, o brasileiro comprometia 14,6% do salário apenas com empréstimos bancários. O percentual saltou para 21,4% na Era Lula, e em janeiro chegou aos 22,2%.

                 Para Rubens Bueno, a oferta abundante de crédito e a propaganda oficial protagonizada pelo ex-presidente Lula, incentivando os brasileiros a consumir mesmo durante a crise financeira mundial de 2008, são as principais causas do endividamento.

               “O incentivo ao consumo foi uma irresponsabilidade, uma estratégia eleitoral para garantir a continuidade do PT no comando do governo federal”, acusa o líder do PPS.

Inadimplência

                A escalada da inadimplência, para Rubens Bueno, é o reflexo direto da “farra do crédito em abundância”. De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas, houve um aumento de 10,23% dos que deixaram de pagar as contas em dia, na comparação entre os meses de fevereiro de 2010 e 2011. “A inadimplência é o desdobramento perverso da bonança de crédito e do consumo promovido pelo governo Lula”, afirmou.

Assessoria de Imprensa PPS do Paraná
(41) 3259-3222/9243-7548

Nenhum comentário:

Postar um comentário