segunda-feira, 21 de março de 2011

Diretor do DATASUS elogia Sistema de Gestão de Saúde de Maringá - Parabéns ao Dr. Antonio Carlos Nardi


                O diretor adjunto de desenvolvimento de sistemas do DATASUS, Francisco Marques, elogiou nesta segunda-feira (21) o Sistema de Gestão de Saúde de Maringá. “A Secretaria de Saúde de Maringá tem hoje o melhor sistema e que pode ser aplicado no processo de informatização de todo o SUS”, afirmou após reunião com os operadores do sistema da Secretaria de Saúde e do Centro de Tecnologia da Informação (CTI).

              O Ministério da Saúde, de acordo com Marques, tem um projeto para informatizar toda gestão do Sistema Único de Saúde, melhorando o nível de atendimento, reduzindo custos e garantindo a transparência de todo processo. “O sistema de Maringá está dentro do que buscamos, e o que pretendemos para o SUS”, garantiu.

              O Sistema de Gestão de Saúde de Maringá, desenvolvido pelo próprio município desde 2007 colocou toda rede Online, em tempo real. “O sistema permite todo acompanhamento de um paciente, além de controlar o estoque e a dispensação de medicamentos além de outros dados importantes para todo o processo de saúde”, explica o secretário Antônio Carlos Nardi.

               A principal ponte do sistema lembra o secretário, é a possibilidade de acompanhamento em tempo real, a unificação dos dados e a transparência. “O Francisco Marques teve a oportunidade de acompanhar boa parte do atendimento de um paciente a partir de uma Unidade Básica”, contou Nardi.

               O diretor do DATASUS lembrou que praticamente todos os municípios possuem sistemas de controle na área de saúde, mas poucos em um estágio avançado como o de Maringá. “Aqui todas as unidades básicas e os demais setores da rede estão interligados em tempo real, o que permite aperfeiçoar os serviços”, afirmou.

               Ele acredita que através do sistema aplicado ao SUS será possível alcançar os resultados vistos em Maringá, especialmente melhorar a gestão da saúde, aperfeiçoar o rendimento do processo e economizar. “Hoje entre 30% e 40% ocorre por gastos desnecessários como exames repetidos ou remédios dispensados antes do prazo. Com o sistema será possível melhorar até a garantia de atendimento eficaz do usuário”, disse. 

                Marques acredita que durante este ano o SUS já inicia a primeira fase de implantação do sistema informatizado, melhorando o nível de atendimento. Nardi lembra que o sistema de Maringá não dispõe apenas da Carteira Saúde do usuário, pois aguarda o sistema do SUS para adotar um procedimento padrão do Ministério da Saúde.


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