segunda-feira, 2 de julho de 2012

Explosão em um laboratório de farmácia da UFPR gera apreensão


               Após a explosão no laboratório de Farmacognosia do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná, por medidas de segurança, todos os outros laboratórios foram fechados. A explosão ocorreu na tarde de sábado, 01/07/2012, no campus Jardim Botânico, em Curitiba e, nesta segunda-feira, 02/07/2012, policiais federais realizaram uma perícia no local. Não tem data prevista para divulgação do laudo, mas há indícios de que tenha sido um problema elétrico.

                Apesar da greve dos docentes, o espaço é usado eventualmente por professores e alunos que possuem pesquisa em andamento. O chefe do Departamento de Farmácia, professor Carlos Eduardo Rocha Garcia, destacou que por ser sábado e as aulas estarem suspensas o estrago não foi tão grande.

              Se fosse em dias normais, alguém poderia ter ficado ferido, comentou o professor. Segundo ele, entre professores e alunos aproximadamente 50 pessoas transitam pelo laboratório diariamente. No espaço são realizados estudos e pesquisa com plantas medicinais e a explosão destruiu quase que completamente os equipamentos e os materiais.


               Ainda que tenha sido um acidente, o professor Garcia destacou que a explosão deve servir de reflexão sobre os riscos que os professores que trabalham em laboratórios correm, uma vez que lidam com substâncias perigosas. “Um lugar que explode é insalubre”, afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário