quinta-feira, 26 de julho de 2012

1° Arcebispo de Maringá Dom Jaime Luiz Coelho completa 96 anos

Dom Jaime Luiz Coelho  e  Sargento Tavares
              Crédito das fotos: Blog do Sargento Tavares

                 Oitavo de 14 irmãos, dom Jaime Luiz Coelho nasceu em Franca-SP, a 26 de julho de 1916. Foram seus pais João Amélio Coelho e Guilhermina Cunha Coelho. Fez o seminário menor em Campinas, cursando depois Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Recebeu a ordenação presbiteral na Catedral de Ribeirão Preto-SP, a 7 de dezembro de 1941. Foi vigário cooperador da Catedral, secretário geral do bispado e chanceler da Cúria diocesana. Em 1944, foi designado cura da Catedral, onde, no dia 3 de dezembro de 1956, o encontrou, com 40 anos, a eleição para bispo da recém-criada diocese de Maringá-PR.

               Na Catedral de Ribeirão Preto, dia 20 de janeiro de 1957, recebeu a ordenação episcopal  para, dois meses depois, assumir seu novo cargo, vindo a ser empossado aos 24 de março. Seu lema de ação pastoral: In omnibus Christus - Cristo seja tudo em todos (Col 3, 11).

             Em 16 de outubro de 1979, com a criação da Província Eclesiástica e elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a arcebispo metropolitano. Sua posse como arcebispo deu-se a 20 de janeiro de 1980.

             É o idealizador e responsável maior pela construção da majestosa Catedral e do Seminário Nossa Senhora da Glória.      Entre as muitas obras de seu dinamismo apostólico podem-se relacionar: Livraria Católica, depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Paulinas); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas (foi seu 1º diretor), pioneiro curso superior da cidade e germe da Universidade Estadual de Maringá; Marcha da Produção; Frente Agrária Paranaense; albergue noturno transformado, sob direção das Filhas da Caridade em Albergue Santa Luíza de Marillac; jornal diário Folha do Norte do Paraná; Associação Diocesana de Assistência Rural (ADAR); emissora integrante da Rede Globo de Televisão (decisivo apoio a empresários locais), apoio a padre Gerhard Schneider para implantação da TV católica 3º Milênio, e obra de desfavelamento Núcleo Social Papa João XXIII.

             Participou, como um dos bispos mais jovens, do Concílio Vaticano II (1962-1965). Representando o Regional Sul-2 da CNBB fez parte do grupo de bispos brasileiros presentes à 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em Puebla, no México (1979).

             Foi administrador apostólico da arquidiocese de Londrina, de 03/04/82 a 28/01/83, na vacância de sua sede, após a morte de dom Geraldo Fernandes Bijos, C.M.F.

            Coube-lhe liderar a evangelização de vasto território, carente, na época, dos recursos da civilização. Buscou colaboradores, criou paróquias, formou padres, trouxe congregações religiosas, implantou obras educacionais e de atendimento a migrantes, trabalhadores rurais, operários, pobres e enfermos.

            Dia 11 de julho de 1997, depois de 40 anos, dom Jaime Luiz Coelho entregou o governo da arquidiocese de Maringá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário