sexta-feira, 9 de abril de 2010

Biblioteca vai promover atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

 
Para comemorar o Dia Nacional da Literatura Infantil, 18 de abril, a Biblioteca do Centro vai promover diferentes atividades para as crianças durante a próxima semana (de 12 a 16 de abril). A comemoração foi estabelecida pela Lei 10.402/02, que registrou o nascimento do escritor Monteiro Lobato como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Dentre as atividades, estão programadas contações de histórias baseadas nas obras de Monteiro Lobato e entrega de marcadores de página artesanais em forma de saci para os frequentadores. Serão abordados livros como “Os doze trabalhos de Hércules”, “Miss Sardine”, “Narizinho Arrebitado” e “A visita do príncipe”.
Durante todo o mês a Secretaria de Cultura também oferece uma exposição de um painel sobre “Monteiro Lobato”, elaborado por Sueli Gonçalves. A mostra pode ser visitada na Biblioteca do Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Monteiro Lobato
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

Programação
De 01 a 30/04/10 – Painel de madeira com personagens do sítio, criação de Sueli Gonçalves.
De 12 a 16/04/10 - Contação de histórias baseadas nas obras de Monteiro Lobato e entrega de marcadores de página de saci artesanais para os frequentadores da sala.
12/04/10
10h – Os doze trabalhos de Hércules – contadora Zery Monteiro
15h – Miss Sardine – contadora karla Regina dos Santos Morelli
13/04/10
10h – Narizinho Arrebitado – contadora Márcia Santa Maria
15h – Os doze trabalhos de Hércules – contadora Zery Monteiro
14/04/10
10h – A visita do príncipe – contadora Ivone Ribeiro da Silva
15h – Narizinho Arrebitado – contadora Márcia Santa Maria
15/04/10
10h – A visita do príncipe – contadora Ivone Ribeiro da Silva
15h – Miss Sardine – contadora karla Regina dos Santos Morelli
16/04/10
10h – Os doze trabalhos de Hércules – contadora Zery Monteiro
15h – Narizinho Arrebitado – contadora Márcia Santa Maria
Neste dia, quem fizer empréstimo na Sala Infanto-Juvenil, receberá bolinhos de chuva feitos por Tia Nastácia, vindos diretamente do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Serviço
Informações com a coordenadora geral das atividades, Márcia Santa Maria, pelo telefone (44) 3901-1794.

Nenhum comentário:

Postar um comentário