sexta-feira, 25 de junho de 2010

Saúde convida moradores para "Espaço Saúde", domingo no Distrito de Iguatemi


             Moradores de Iguatemi, Santa Terezinha e São Domingos são convidados para o Espaço Saúde deste domingo, dia 27 de junho, no Centro Esportivo de Iguatemi, das 8 às 12 horas. “Será a oportunidade para as pessoas fazerem um “check up” preventivo, atualizar a vacinação de rotina, vacinar cães e gatos contra a raiva, conhecer as ações do programa Maringá Saudável e levar os filhos para as atividades de recreação”, lembra o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.
                O Espaço Saúde é uma das ações do programa Maringá Saudável, que trabalha com a promoção e prevenção em saúde através do incentivo à adoção de atividade física, alimentação saudável e o abandono do vício de drogas lícitas e ilícitas. O evento oferece uma série de exames, vacinação, orientação sobre alimentação saudável, recreação e outras atividades relacionadas à promoção e prevenção da saúde das pessoas. Através dos exames realizados nestes eventos, a secretaria adota uma política de prevenção à saúde da população.
                O Espaço Saúde é também uma oportunidade dos acadêmicos dos cursos de saúde conhecerem a realidade do atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS), e da política de prevenção e promoção à Saúde adotada pelo município. “Durante os atendimentos os acadêmicos aprendem a importância de se trabalhar com a promoção e prevenção da saúde”, explica a coordenadora do programa Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios.
              Os visitantes são convidados a degustar alimentos saudáveis; recebem informações sobre dengue; realizam coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero; aprendem sobre saúde bucal; aferem a pressão arterial; recebem informações sobre amamentação; verificam medidas corporais e antropométricas; recebem vacinas complementares do esquema básico de vacinação e obtêm orientações sobre os malefícios do tabagismo, entre outros serviços disponibilizados sem custo a toda população.
              Além da Secretaria de Saúde participam do Espaço Saúde as secretarias de Esportes e Lazer que oferece atividades recreativas aos jovens e crianças e a Secretaria da Mulher com os programas de enfrentamento à violência e outras ações voltadas ao público feminino. Os próximos Espaços Saúde serão na UBS Alvorada I no dia 7 de agosto, UBS Ney Braga dia 28 de agosto, UBS Universo dia 11 de setembro e UBS Quebec no dia 4 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário