sexta-feira, 18 de junho de 2010

Maringá ganha o quarto Centro de qualificação em costura industrial

Foto: Assessoria de Comunicação/PMM

 O prefeito Silvio Barros, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire e a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, inauguraram nesta sexta-feira (18), o 4º Centro de Qualificação Costurando a Cidadania, no Parque Hortência II, onde o prefeito destacou a obra como sendo essencial para nossa cidade. “Hoje existe uma demanda muito grande na área da confecção, isso tudo nos leva a dar uma importância ainda maior para esse projeto, pois além de capacitar essas mulheres e dar condições para um emprego melhor, vamos ajudar também  a manter as indústrias de confecção de nossa cidade e da região”, explicou Silvio Barros.
 O projeto já instalado no Jardim São Silvestre, Centro Social Urbano – CSU, distrito de Iguatemi, tem o objetivo de capacitar mulheres  para trabalhar em indústrias de confecção que utilizam as máquinas de costura reta, overlock, interlock, bordadeira, galoneira e pespontadeira.
 Silvio Barros destacou ainda ser um prazer ter a ministra em nossa cidade mais uma vez. “Estamos muito felizes com essa parceria do Governo Federal. Temos muitos projetos bons para nossa cidade, que só são possíveis graças aos recursos do Governo Federal. A Secretaria da Mulher se tornou uma referência, devido ao trabalho que vem desenvolvendo em Maringá. Por isso recebemos a confiança do ministério, e a prova disso está na instalação de mais esse centro. Sabemos que muitas famílias são chefiadas por mulheres, por isso acredito que temos que dar uma oportunidade ainda maior para essas mulheres”, falou.
 O Centro de Qualificação do Parque Hortência II, vai atender mulheres moradoras de 11 bairros, entre eles Ouro Cola, Aurora, Olímpico, dos Pássaros, Conjunto Ney Braga e Atenas.
 A ministra Nilcéa Freire frisou que sem parceria as coisas não acontecem. “Quando vemos um centro como esse,  ficamos muito felizes, porque sabemos o impacto que esse espaço vai causar na vida dessa comunidade. Aquilo que a gente faz para uma mulher, ela não guardar pra ela, passa para outras pessoas. Queremos fazer desse país um país para todas e todos. Essa obra com certeza vai preparar capacitar e qualificar muitas mulheres, fazendo de seu futuro um caminho diferente. O da igualdade” comentou.
 O projeto idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher – Se mulher,  teve início em 2007. O novo centro começa a funcionar na próxima segunda-feira (21), com a abertura das inscrições para o curso que está programado para ter início  no próximo mês. 
 Terezinha Pereira agradeceu a ministra pela parceria de cinco anos. “Estou muito feliz por essa parceria, que já rendeu muitos frutos para nossas mulheres. Esse é o quarto centro de costura industrial que instalamos no município com recursos do Governo Federal, isso graças ao apoio que tivemos da ministra e do deputado federal Ricardo Barros. Isso tudo é resultado de um trabalho de várias mãos, pois sozinha ninguém chega a lugar algum. Tudo isso é para abrir caminhos para aquelas mulheres que hoje se encontram sem emprego e sem ânimo para tocarem suas vidas, e que a partir de agora, podem levantar a cabeça e assim traçar seu próprio caminho”.
 Estiveram presentes na entrega do centro o prefeito Silvio Barros, a presidente do Provopar, Bernadete Barros, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, o deputado estadual, Wilson Quinteiro, secretários e diretores municipais, comunidade, entre outras autoridades.
 Representando os presidentes dos 11 bairros beneficiados, Nilvado Agda, agradeceu a todos os envolvidos. “Esse projeto só foi possível graças ao esforço e dedicação de muitas pessoas. Hoje em nome de todos os representantes quero agradecer cada um, que nos ajudou a fazer com que essa obra fosse realidade. Uma obra pequena sim, mas que vai ajudar a construir o sonho de muitas mulheres”.
 O deputado estadual Wilson Quinteiro destacou que essa é uma obra pequena, mas de grande alcance social. “Acredito que esse projeto será um sucesso nessa comunidade. Já deu certo em outros bairros e aqui com certeza também dará. Muitas mulheres que encontram sem emprego hoje estão aqui para poder realizar seu sonho”.
Legenda
O prefeito Silvio Barros, destacou a obra do Centro de Qualificação como sendo essencial para nossa cidade
Legenda
O Centro de Qualificação do Parque Hortência II, vai atender mulheres moradoras de 11 bairros, entre eles Ouro Cola, Aurora e  Atenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário