sábado, 29 de setembro de 2012

Volvo apresenta o seu primeiro ônibus híbrido fabricado no Brasil

Fotos divulgação: Volvo do Brasil

          A cidade de Curitiba, no Paraná, reconhecida pelos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit), deve receber um lote de 60 veículos destes. As primeiras trinta unidades devem começar a circular em setembro e as outras trinta serão colocadas no sistema no ano que vem. Inicialmente vão operar na linha Interbairros I, que liga as vilas aos terminais, sem passar pelo centro, e em outras linhas bairro a bairro.

          No caso de Curitiba, o motor a combustão vai operar com 100% de Biodiesel, o que deve contribuir para aumentar os níveis de redução de poluentes. Os veículos da capital paranaense são encarroçados pelo modelo Viale BRT, da Marcopolo. Segundo a Volvo, pelo fato de o veículo não operar o tempo todo com o motor diesel, a economia de combustível pode chegar a 35%

          A tecnologia é denominada de Híbrida em Paralelo. O motor elétrico funciona quando o ônibus faz as arrancadas e em movimento até 20 quilômetros por hora. São os momentos que os ônibus mais emitem poluição com motores convencionais. Assim, de acordo com a Volvo, a operação da tração elétrica nestas ocasiões minimiza os maiores impactos de emissão de poluentes.


          O ônibus usa o princípio da frenagem regenerativa, ou seja, a energia que não é usada quando o veículo é menos exigido e gerado quando é freado, não é desperdiçada. Essa energia é armazenada em bancos de baterias que vão fornecer força ao veículo quando as condições de operação são mais exigentes. Estima-se que entre 30% e 40% do tempo operacional do veículo são usados com o ônibus parado e no caso do Hibridus, segundo a Volvo, neste tempo, não há emissões de poluição.


          A redução de poluentes pode ser de até 90%, dependendo do tipo de gás ou material, em comparação com os ônibus diesel de motorização Euro III, da antiga tecnologia. Entre os poluentes reduzidos estão materiais particulados, Óxido de Nitrogênio e Gás Carbônico.


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