quinta-feira, 21 de julho de 2011

Maringá - Mototaxistas e motofretistas serão qualificados gratuitamente para se adequarem às normas do Contran



      Uma parceria entre a Prefeitura e Governo Federal vai oferecer curso de capacitação para profissionais que realizam transporte de passageiros (mototaxista) e entrega de mercadorias (motofretista). O curso é totalmente gratuito e as inscrições serão abertas na próxima terça-feira (26), com vagas limitadas a 500 participantes.
 
     Para participar da qualificação que inclui aulas práticas e teóricas, os interessados devem ter 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação na categoria A, com vigência mínima de dois anos. O curso terá carga horária de 200 horas, atendendo 20 turmas de 25 alunos, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. As aulas serão ministradas nas escolas Ayrton Plaisant, Zuleide Portes e Basílio Itiberê.

     Durante o curso serão abordados temas como: legislação federal e municipal; conhecimentos básicos de mecânica para manutenção das motos; conhecimento dos logradouros e viários de Maringá; utilização do GPS; direção defensiva; administração do orçamento familiar; empreendedorismo e outros pontos.

     O secretário de Transportes, Valdir Pignata, diz que essa é uma excelente oportunidade para os motofretes e mototaxistas de Marigá. “A qualificação profissional é importante para quem presta o serviço e para quem contrata o serviço. Serão abordados vários pontos específicos da profissão e principalmente os ensinamentos trarão mais segurança no trabalho”.

Exigências do Contran

      Um dos pontos fortes da qualificação será o curso especializado obrigatório que atende às exigências a Resolução 350, do Contran, que terá 30 horas-aula para o exercício exclusivo da atividade.

    De acordo com a norma, desde dezembro de 2010 os mototaxistas e motofretistas são obrigados a realizar o curso para o exercício da atividade remunerada na condução de motocicletas e motonetas.

     O presidente do Sindimotos de Maringá, Mauro Garcia, elogiou a parceria e a iniciativa da Prefeitura em oferecer o curso. “Muitos profissionais ainda não se regularizaram devido ao alto custo do curso obrigatório. Agora com a oportunidade de se enquadrar às exigências do Contran e receber outras instruções gratuitamente tenho certeza que muitos profissionais vão participar”.

     As inscrições estarão abertas entre os dias 26 de julho e 5 de agosto, podendo ser realizadas na Agência do Trabalhador – rua Joubert de Carvalho, 675 e na sede do Sindimotos, na avenida Guaíra, 200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário