sábado, 6 de fevereiro de 2010

Programa Despoluir - Meio Ambiente inspeciona veículos de transporte escola

  
Data: 05.02.2010

Assessoria de Comunicação/PMM – Carlos Pedroso


Todos os 40 veículos da frota de transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) tiveram seu grau de emissão de poluentes aferido por técnicos do programa “Despoluir”, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
O programa “Despoluir” é um módulo que integra o Programa Ambiental do Transporte, criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e encampado pela Federação das Transportadoras de Cargas do Paraná (Fetranspar). Em Maringá o programa tem a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que busca incentivar o controle de emissão de poluentes atmosféricos gerados por veículos movidos a óleo diesel.
O controle de emissão de gases poluentes na frota municipal do transporte escolar foi iniciado em Maringá em agosto de 2008. Nos dois últimos anos a inspeção veicular também foi realizada em períodos que antecederam o retorno das atividades escolares.
Neste ano a aferição foi feita em 22 ônibus, 12 micro-ônibus, três caminhões e três vans. Os veículos que apresentam índices de reprovação durante a inspeção são encaminhados à oficina para a regulagem dos motores.
Para desenvolver o trabalho de controle dessa poluição os técnicos utilizam o equipamento denominado “opacímetro”, que afere o nível de monóxido de carbono e outros poluentes que são lançados no ar pelo escapamento dos veículos.

Parceria exemplar
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diniz Afonso, a frota de veículos movidos a óleo diesel da Prefeitura de Maringá é uma das pioneiras nacionais a passar por aferições periódicas com o objetivo de manter a redução de poluentes dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Hoje estamos fazendo a aferição nos veículos a diesel utilizados para transporte de escolares, mas toda a frota municipal passa por esse controle ambiental periodicamente”, explica – acrescentando que o foco também é dirigido às empresas transportadoras e frotas de taxi da cidade. “Para essas empresas particulares a aferição do teor de emissão de monóxido de carbono não é obrigatória, mas recomendável. O meio ambiente é quem agradece”, assinala.
Para o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Maringá (Setcamar), Geasi Oliveira de Souza, o trabalho em conjunto desenvolvido pela Fetranspar e a Prefeitura de Maringá tem ajudado a elevar o bom senso das empresas de transporte para as questões ambientais.
O trabalho de conscientização tem ganhado cada vez mais adeptos, pois a fumaça emitida diariamente pelo escapamento de veículos causa danos à saúde e ao meio ambiente”, afirma.
Souza também destaca a iniciativa pioneira da administração municipal em ser uma das primeiras a aderir ao programa “Despoluir”, pois essa visão compartilhada para as questões ambientais já serve de padrão para que outros órgãos públicos passem também a colaborar com o Planeta. “Acima de tudo, a parceria reforça a importância e seriedade do programa que, em Maringá, ganha cada vez mais presença e dinamismo”, finaliza.

Serviço__________________________________________________________
Mais informações: (44) 3221-1517/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário