quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Coopercanção ganha salão adequado para reciclagem



  Data: 24.02.2010  - Assessoria de Comunicação/PMM

         A Coopercanção ganhou nesta quarta-feira (24) um novo salão adequado às necessidades da cooperativa de recicladores, formada por 20 pessoas da comunidade dos conjuntos Santa Felicidade e João de Barro I. “Agora teremos condições dignas de trabalhar e principalmente de aumentar a coleta de material”, disse a presidente da Coopercanção, Neide Pereira Sales.
         Acompanhada de outras cooperadas, ela assinou junto com o prefeito Silvio Barros o contrato de permissão de uso do salão, que tem 187 metros quadrados com sanitários, escritório, cozinha e refeitório, salão para armazenagem com piso reforçado e pátio com rampa de carga e descarga. “Agora podemos usar também a prensa que a Prefeitura cedeu para a cooperativa”, afirmou Neide. O contrato prevê a cessão do salão por 10 anos.
         O prefeito Silvio Barros lembrou que a Coopercanção terá uma estrutura adequada, mas a intenção é mudar o modelo de trabalho do pessoal que vive da reciclagem. “Nossa política não é de incentivar o maringaense viver do que tira do lixo, mas investir na coleta e transformação de reciclados, agregando valor ao material final”, adiantou.
          Para o prefeito, o novo salão da Coopercanção pode ser uma fábrica de material retirado dos resíduos recicláveis. “Vamos junto com o Sebrae implantar projetos que transformem essas cooperativas, melhorando a renda dessas famílias e abrindo espaço para mais pessoas atuarem na atividade”, disse. “Muitas indústrias de Maringá não possuem a estrutura que a Coopercanção está ganhando hoje”.
           O prefeito Silvio Barros lembrou ainda que o salão cedido à cooperativa faz parte do projeto do PAC Santa Felicidade, que está reurbanizando toda região. “Concluímos uma obra iniciada há algum tempo e adequada à necessidade da cooperativa com recursos próprios e o salão entrou na contrapartida do PAC Santa Felicidade”, explicou.
           Silvio Barros disse também que a Prefeitura tem ajudado as cooperativas de recicladores, cedendo um caminhão e o combustível para a coleta, além de cobrir algumas outras despesas. “Agradeço os secretários que viabilizaram essa obra e os vereadores que apóiam os projetos que atendem a comunidade”, finalizou.
Meio Ambiente
          A presidente da Coopercanção, Neide Sales, falou da felicidade dos cooperados em ganhar uma estrutura adequada para trabalhar. “A cooperativa tem seis anos de existência, envolve 17 famílias e estávamos em uma condição difícil em um barracão sem teto, onde a cada chuva perdíamos parte do material reciclável”, contou. Ela calcula que atualmente a cooperativa está coletando em média 2 mil quilos por semana de material.
         O secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio, também falou do apoio da Prefeitura às cooperativas de recicladores, com os veículos de coleta, a cessão de instalações físicas e de prensas. “Esse salão vai fazer a diferença na vida dessas famílias e toda comunidade deve ajudar a cuidar dessa estrutura”. Mussio ressaltou ainda a importância do trabalho das cooperativas de recicladores para o meio ambiente.
         O vereador Luiz do Postinho falou em nome da Câmara e elogiou a ação da Prefeitura em investir no salão para atender a Coopercanção. “Tem todo apoio do Legislativo porque é um projeto que beneficia a comunidade”. O vereador Humberto Henrique também elogiou a cessão do salão. “A Coopercanção passou por dificuldades mas agora terá condições adequadas para trabalhar”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário