sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Pesquisa de campo vai definir projeto para reativação do trem de passageiro


                   Se nos tivéssemos o trem bala Francês o TGV, de Maringá a Curitiba direto seria possível fazer com uma hora de viagem
Data: 05.02.2010

Jornalista: Carlos Pedroso - Assessoria de Comunicação/PMM

TRANSPORTE DE MASSA

Está programado para o mês de março deste ano o início de uma das primeiras ações práticas contidas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental que definirá o projeto para reativação do trem de passageiros no eixo ferroviário entre Paiçandu e Ibiporã.

No trajeto de 140 quilômetros entre as duas cidades será desenvolvida uma pesquisa de campo que apontará informações necessárias para adequação do projeto em cada um dos 13 municípios do circuito.

População, densidade demográfica, taxa de crescimento, empregos, interdependência econômica dos municípios e movimentação de passageiros estão entre os ítens a serem coletados pela pesquisa, que deve consultar entre 30 e 40 mil pessoas.

Ao mesmo tempo será realizada outra pesquisa de campo idêntica para detectar o grau de viabilidade da implantação do trem no trajeto entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

O anúncio foi feito pelo presidente da Ferroeste e coordenador do grupo paranaense do Trem Pé-Vermelho, Samuel Gomes, ao presidente da Urbamar S/A, Fernando Camargo, durante reunião em Florianópolis, realizada no Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável técnico pelos dois projetos.

Na reunião foram definidos o plano de trabalho, atribuições e prazos para o encaminhamento das pesquisas de campo, conforme Termo de Referência do Ministério dos Transportes.

Segundo o coordenador, os estudos de viabilidade serão iniciados com recursos de R$ 800 mil repassados pelo Ministério dos Transportes. “Metade desse valor é destinada ao Trem Pé-Vermelho, mas para o êxito dos estudos serão utilizados também os recursos materiais e humanos aportados pelos municípios, universidades e pelos governos do Paraná e do Rio Grande do Sul”, esclareceu.

Público-alvo
O objetivo da amostragem é atingir pelo menos 2% da população urbana dos municípios envolvidos.

Para este mês de fevereiro, possivelmente antes do Carnaval, está prevista uma reunião do grupo de trabalho com os vários atores do projeto – como prefeituras e polícias rodoviárias, universidades, transporte coletivo – que serão envolvidos na fase de levantamento de dados da pesquisa que servirá para elaborar o projeto de viabilidade do Trem Pé-Vermelho.

O objetivo é elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do Trem Pé-Vermelho. O estudo vai determinar trechos, frequência e dimensionamento da frota, número de estações, quantidade de passageiros, velocidade do percurso, custos do investimento e viabilidade econômica do projeto.

Na pesquisa de campo serão aplicados questionários em entrevistas para coleta de dados contendo informações como origem, destino, motivo, frequência, modalidade, custo-tarifa, tempo de viagem estimado, bem como os dados sócio-econômicos do entrevistado em cada trecho ferroviário. A pesquisa será realizada em centros comerciais, shopping centers, parques industriais, instituições de ensino, hospitais e terminais rodoviários intermunicipais, entre outros, para determinar a origem/destino dos passageiros.

O estudo deverá ser concluído até 11 de julho.

Serviço
Mais informações: 3223-1503 (Urbamar).

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