quinta-feira, 14 de julho de 2011

Polícia Civil paranaense será a primeira do País a contar com grupo de elite antiterrorismo dentro do "TIGRE"

Divulgação Polícia Civil

     Policiais civis do Paraná participaram, nesta quarta-feira (13), de treinamento para aprimorar técnicas de combate ao terrorismo e de atuação na segurança de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. O grupo, com 24 integrantes – policiais civis, militares, rodoviários e membros das Forças Armadas –, teve aulas de tiro de precisão, manuseio de explosivos e treinamento helocast, que consiste em salto de helicóptero na água e subida em bote.

      "Estamos preparando as forças policiais para garantir a segurança da população e turistas em grandes eventos, dada a perspectiva do turismo em nosso Estado, em competições internacionais, como a Copa", afirmou o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.

     Para os policiais civis, o treinamento faz parte do processo seletivo para ingresso no Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), unidade de elite da corporação. Os demais participantes, ligados a outras corporações, realizam o curso para troca de conhecimento.

     Os exercícios foram aplicados no Campo de Instrução Coronel Brasilguarany Arruda (CICBA - Exército) e na represa Manancial da Serra, em Piraquara. Com a formação da equipe, o Paraná terá o primeiro grupo de polícia estadual com treinamento complementar para atuar contra o terrorismo.

     Para o delegado Renato Bastos Figueiroa, coordenador do Tigre, é fundamental que as polícias estaduais e federais estejam preparadas para eventuais ataques terroristas. "Ainda não temos conhecimento desse tipo de atentado no Brasil, mas estamos nos adaptando para lidar com essas ocorrências", disse o delegado.

     Figueiroa explica que a função do Tigre é atuar em resgate de reféns e entre as técnicas já dominadas pelo grupo estão tiros de precisão, rapel e arrombamento com explosivos. "Agora precisamos aperfeiçoar nossas ações. Iniciamos nessa turma um treinamento direcionado ao combate ao terrorismo. Uma ação que transforma o Paraná em referência nacional", disse ele.

Crédito da foto: Chuniti Kawamura/AEN
 
Referência

     O curso oferecido pela Polícia Civil do Paraná é considerado referência nacional. Policiais do Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso também realizam as aulas de combate ao terrorismo. O objetivo é trocar experiências e aprimorar os conhecimentos das outras unidades de elite da federação.

     Henrique Mendes, policial civil do Rio de Janeiro, é um dos participantes do curso. "É uma troca de experiências importante na nossa carreira. Fazemos parte de um setor que exige perfeição e só com treino isso será possível", afirmou. Mendes, que faz parte da elite da Polícia Civil carioca, destacou que na Copa do Mundo todos os países estarão de olho no Brasil e que as polícias devem estar preparadas para garantir a segurança dos participantes.

Divulgação Polícia Civil

Ingresso

     Os candidatos que participaram das aulas práticas de antiterrorismo querem ocupar uma das 28 vagas para ingressar na tropa de elite da Polícia Civil paranaense. O processo seletivo começou no dia 27 de junho com 50 inscritos e hoje conta com apenas 24. Mais da metade dos policiais não aguentou as exigências do curso e desistiu da seleção.

     O delegado Figueiroa explica que os treinamentos de táticas especiais têm duração de cinco semanas e que os participantes são levados aos limites físico e psicológico, com o objetivo de assegurar que têm o perfil compatível com a atividade de alto risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário