Foto divulgação: SAMU/Brasil
Gestores de municípios
com cobertura do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência têm 60 dias
para cadastrar todas as ambulâncias e centrais de regulação de urgências no
sistema oficial do Ministério da Saúde. O objetivo da norma, segundo a pasta, é
aumentar o controle dos serviços oferecidos e evitar que os veículos fiquem
parados.
De acordo com o
ministério, os gestores terão que informar os números mensalmente ao Cadastro
Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Os municípios que não atualizarem o banco
de dados por mais de três meses consecutivos terão suspensos os repasses para
custeio das unidades móveis do Samu.
Assim que os gestores locais atualizarem o cadastro e voltarem a registrar sistematicamente a
produção, o repasse de recursos será normalizado, diz o comunicado do governo
federal. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 2.528 ambulâncias do Samu
atendem a mais de 70% da população brasileira, cerca de 135 milhões de pessoas.
No ano passado, os investimentos na área somaram R$ 526,9 milhões
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