quinta-feira, 11 de abril de 2013

Exército autoriza aos Policiais Civis, Policiais e Bombeiros Militares a comprar e portar armamentos de calibre restrito: ponto 45, ponto 40 e ponto 357 magnum de acordo com a portaria nº 1.042 de 2012

Pistola Taurus Calibre .45 


Pistola Taurus Calibre .40


Revólver Taurus Calibre .357 Magnum

     O Comando do Exército Brasileiro autorizou Policiais Civis, Policiais Militares e Bombeiros Militares a comprarem e portarem, para uso pessoal, pistolas de calibre ponto .45, que até então era de uso exclusivo de policiais federais. A ponto .45 é também usada pela Polícia Federal como arma corporativa, nas ruas.

     As Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal, porém, continuam proibidas de usar o mesmo calibre no policiamento. Segundo o Exército, pela legislação, as armas de dotação das PM’s no país são exclusivamente o revólver calibre .38 e a pistola ponto .40.
 
     A pistola ponto 45 é mais pesada e possui maior poder de impacto e potência do que a ponto 40. “A ponto .45 tem uma munição maior e mais potente, com poder de parada grande. O uso dela exige maior treinamento para realizar um tiro de precisão do que a ponto .40, que já é uma arma ideal para os policiais”, diz o especialista de segurança urbana da Viva Rio Sandro Costa.

     A portaria 1.042 foi publicada em boletim interno do Exército em dezembro de 2012 e, segundo a Força, decorreu de um pedido feito pelas Secretarias de Segurança Pública de todo o país para que igualasse os direitos dos policiais federais aos de demais policiais do país. Pelo novo texto, todo Policiais Militares, Bombeiro Militares, Policiais Rodoviários Federal, Policiais Ferroviários Federal e Policiais Civis de todo Brasil pode adquirir até duas armas nos calibres restritos: ponto .357 Magnum, ponto .40 e ponto .45 na indústria nacional.

     Estes calibres são de uso restrito de profissionais de segurança pública e, por lei, não podem ser adquiridos por civis. O calibre .9mm continua como exclusivo corporativo da Polícia Federal e das Forças Armadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário