sábado, 15 de setembro de 2012

OAB Paraná condena detenção de menores em canil de delegacia

Foto reprodução RPC/TV

         Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Isabel Mendes, houve uma série de erros na detenção de três adolescentes em Araucária na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a mãe de um deles, os três foram levados para onde funcionava um canil da Delegacia da Mulher e do Adolescente do município na sexta-feira (14).

          Os três foram detidos pela Guarda Municipal de Araucária e levados para a delegacia pela suspeita de terem participado do furto de um aparelho de som de um carro. Imagens gravadas de um celular mostram que os três ficaram trancados na cela improvisada até a chegada dos pais.

          Toda a ação foi considerada equivocada por Mendes. “É difícil de nós aceitarmos que autoridades, que deveriam ter sido preparadas para isso, e que ganham salário do estado, ajam desta forma. Eles tinham que ter conhecimento do que pode e do que não pode”, lamentou.

           De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os três deveriam aguardar em uma sala da delegacia até que fosse constatada a presença de um representante da Justiça ou dos pais. “Eles poderiam ser detidos e encaminhados ao órgão competente, jamais algemado. Já de início nós notamos uma série de ilegalidades contra a Constituição”, afirmou Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário