domingo, 11 de maio de 2014

A prevenção médica ainda é o "melhor remédio" para evitar um AVC


       O AVC é uma hemorragia pode acontecer, em uma região profunda do cérebro ou em áreas periféricas. Na maioria das vezes ela acontece na região interna do cérebro.

       Quando a hemorragia acontece, o sangue entra em contato com o parênquima nervoso, levando ao início de uma ação irritativa. O efeito de massa e pressão exercida pelo acúmulo de sangue no tecido nervoso causa danos no cérebro e na função do órgão.

      A pessoa acometida de AVC sente dores de cabeça forte, tontura, perda de visão ou dificuldade para enxergar, problemas na fala, fraqueza ou paralisia no rosto, braços ou pernas e vômitos. Quando se trata de AVC hemorrágico, a mortalidade mundial é de aproximadamente 42%.

       O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria.

       Responsável por 85% dos casos de derrame, a doença é a principal causal de morte e incapacidades no Brasil. A cada 6 segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um AVC. Raro em crianças, acomete tanto pessoas jovens quanto idosas.

       Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala.

       A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais.

        AVC hemorrágico ou acidente vascular cerebral hemorrágico se dá pelo compromen- timento de alguma artéria cerebral. Dizemos que o AVC é hemorrágico quando há o rompimento de um vaso cerebral, ocorrendo um sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso. A diferença do AVC hemorrágico para o AVC isquêmico é o que segundo decorre da obstrução de uma artéria, e não de seu rompimento. A hemorragia pode acontecer no interior do tecido cerebral (AVC hemorrágico intraparenquimatoso), que é o mais comum e responsável por 15% de todos os casos de AVC. O sangramento também pode ocorrer perto da superfície cerebral, entre o cérebro e a meninge, conhecido como AVC hemorrágico subaracnóideo. O AVC hemorrágico não é tão comum quanto o isquêmico, no entanto, o AVC hemorrágico pode causar a morte mais frequentemente do que acidentes vasculares cerebrais isquêmicos.

           É impossível prever um AVC, mas existem alguns fatores considerados de risco, como uso de: cigarros, diabetes, pressão alta, abuso de bebida alcoólica, drogas, estresse, colesterol elevado, sedentarismo, consumo excessivo de sal, história de doença na família, entre outros fatores.

        A melhor forma de prevenir o problema é consultar um médico periodicamente, para que ele através de exames possa identificar esses fatores de risco, prevenindo e combatendo a causa...

Palestra Gratuita de Primeiros Socorros para as SIPAT's
         

Instrutor: Sargento (RR) Tavares
 Bombeiro Militar Profissional
Técnico em Segurança do Trabalho
Superior em Gestão Ambiental
Pós-Graduado em Urgência e Emergência em Resgate Pré-Hospitalar

Atenção: atendemos também as empresas
com cursos de "Brigada de Incêndio" 
Telefones: DDD (44) 3253.4905 e (44) 9963.6167

Nenhum comentário:

Postar um comentário