O Paraná é o estado com maior número
de pedidos de financiamento aprovados na atual safra pelo Programa Agricultura
de Baixo Carbono (ABC), que o governo federal lançou em 2010 para incentivar a
adoção de técnicas agrícolas sustentáveis. No atual ano agrícola (julho
2011/julho 2012), foram financiados 457 contratos no Estado, no valor total de
R$ 122 milhões. Depois do Paraná, o estado com maior número de contratos é
Minas Gerais, com 424.
O valor total previsto para o programa na atual safra é de R$ 3,5 bilhões. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, embora o Paraná não seja líder em valor liberado – posição que, segundo o Banco do Brasil, cabe a São Paulo –, o expressivo número de propostas aprovadas mostra que a idéia de promover uma agricultura sustentável começa a se disseminar no Estado.
A maior parte dos financiamentos no Paraná foi direcionada para recuperação e reforma de pastagens, plantio direto na palha, plantio de florestas comerciais, que são práticas previstas em programas de agricultura sustentável. Também foram financiados projetos de tratamento de dejetos animais.
A elevada adesão de produtores paranaenses ao Programa ABC é atribuída à tradição do Estado como tomador de crédito rural e à qualificação dos profissionais de ciências agrárias e florestais que orientam os produtores.
Além disso, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento promoveu a articulação com 13 instituições dos setores público e privado, que passaram a integrar um grupo gestor do Programa ABC. O programa tem como diretriz a implementação de uma agricultura com balanço positivo de carbono, proporcionando estabilidade e incremento na produção de alimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário