Foto do site: Ambiente Energia
O secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), Luiz Pinguelli Rosa, defendeu que o Brasil aplique um percentual dos recursos advindos da exploração do petróleo do pré-sal no desenvolvimento de fontes alternativas de geração de energia. Também defendeu a inclusão da Mudança Climática entre os temas a serem discutidos na Conferência das Nações Unidas que será realizada no próximo mês de junho, no Rio de Janeiro.
A proposta foi feita durante reunião do FBMC, dia 4 de abril, no Palácio do Planalto, com a presença da presidente da República Dilma Rousseff. No encontro, que contou com a participação de vários ministros, também foram discutidas questões como a conclusão dos planos setoriais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e a posição do Brasil na Rio+20.
“Nessa reunião, cunhamos a expressão ‘Pré-sal verde’. O Brasil deveria destinar parte da renda do Pré-sal para o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. O país precisa investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação para fontes alternativas”, afirmou Luiz Pinguelli Rosa, que além de secretário executivo do FBMC é diretor da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário