segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeitura convida comunidade maringaense para elaborar plano de habitação de interesse social


     A Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Habitação, realiza a partir da próxima sexta-feira (16), uma série de oficinas do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), onde moradores e proprietários poderão opinar na elaboração da política habitacional do município. O PLHIS é uma exigência do Ministério das Cidades para os municípios receberem recursos para a construção de unidades habitacionais.
      Será sete oficinas, uma para cada região da cidade e dos distritos de Floriano e Iguatemi. As propostas retiradas nas oficinas darão subsídio para a criação de um plano municipal de habitação, que depois de elaborado vai ser levado a uma audiência pública. A oficina de implantação do PLHIS em Maringá foi realizada no dia 10 de junho, na Casa da Cultura do Jardim Alvorada, reunindo moradores e representantes de vários setores envolvidos com a questão habitacional no município.
      A primeira oficina regionalizada do PLHIS será na próxima sexta-feira, dia 16 de julho, às 19 horas, na Escola Municipal Benedita Natália Lima, no Conjunto Santa Felicidade. A oficina vai discutir as necessidades da Região cinco, que abrange a região entre a Avenida Colombo, os bairros acima do Bosque dois, se estendendo até o Contorno Sul. A Região cinco abrange entre outros bairros a Zona sete, o centro, o Jardim Novo Horizonte e bairros próximos, e os bairros do entorno do antigo aeroporto, na Zona oito.
      No sábado, 17 de julho, serão duas oficinas. A partir das 9 horas moradores da Região 4 se reúnem na Escola Municipal Professora Agmar dos Santos, no Conjunto Ângelo Planas e às 13h30 a oficina será na Região um, na Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas, Vila Santa Izabel.
    A Região quatro abrange a área a partir da Avenida Colombo, bairros abaixo do Bosque dois seguindo o fundo de vale do Córrego Cleópatra, até a região após o Contorno Sul e o novo aeroporto. A Região um engloba todos os bairros no entorno da Avenida Mandacaru, a partir da Colombo e do campus da UEM até a zona rural na saída para Iguatemi.
    No dia 19 de julho a oficina do PLHIS será para moradores da Região dois, a partir das 19 horas, na Escola Municipal Ariovaldo Moreno, no Jardim Alvorada. A Região dois abrange os bairros no quadrilátero entre a Avenida Colombo, os córregos Mandacaru e Morangueira e a zona rural na região da Venda 200.
     Dia 20 de julho a oficina da Região três será também às 19 horas na Escola Municipal Olga Aiub Ferreira, no Conjunto Requião. Essa região abrange a área a partir da Avenida Colombo até a divisa com Sarandi, os bairros a leste do Córrego Morangueira e a zona rural até os bairros no entorno da Estrada Guaiapó.
    No dia 21 de julho a oficina reúne moradores de Iguatemi, São Domingos e Santa Terezinha, às 19 horas, na Escola Municipal Dona Angelina Lonardon Meneguetti, no distrito de Iguatemi. Dia 22 de julho a oficina será em Floriano, às 19 horas, na Escola Municipal Dona Lázaro Ribeiro Vilella.
     O secretário de Habitação, Gilberto Delgado, destaca a importância da participação popular para a produção de um plano dentro das necessidades da comunidade. “É a chance de moradores e proprietários opinarem sobre a melhor política habitacional para o município”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário