quarta-feira, 14 de julho de 2010

Força-Tarefa vai fiscalizar venda e consumo de bebidas alcoólicas no entorno da UEM

 

              Integrantes da Força-Tarefa, representada por diversos segmentos da sociedade organizada, já definiram como será a fiscalização para o cumprimento da lei municipal 8.054/2008, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no entorno da UEM durante o vestibular.
              A Força-Tarefa terá início nesta sexta-feira (16), às 20 horas, e será realizada pela Polícia Militar e Prefeitura que atuarão até às 24 horas de terça-feira (20) no entorno da UEM para coibir excessos e fazer valer a lei.
               A lei é válida para o quadrilátero entre a avenida Colombo e a rua Vitória, e a avenida Morangueira e a rua Quintino Bocaiúva, com exceção para a rua Vitória e a avenida Morangueira. Os estabelecimentos comerciais que não vendem bebidas alcoólicas para consumo no local, como mercados e supermercados estão isentos do cumprimento da lei.
             De acordo com o representante da Prefeitura, Angelo Salgueiro, este é o terceiro ano de atuação da Força-Tarefa. “Esperamos que tudo ocorra tranquilamente, como no vestibular passado quando não tivemos nenhuma ocorrência. Temos tido excelentes resultados, graças a colaboração de todos os órgãos que foram a Força-Tarefa”.
             Conforme a lei, estabelecimentos comerciais que venderem bebidas alcoólicas neste período podem ser multados em R$ 5 mil e ambulantes em R$ 500,00 mais a apreensão da mercadoria se pego em flagrante. Quem consumir bebidas alcoólicas nas vias do quadrilátero terá o produto apreendido e descartado. Para esclarecer sobre a lei, a Prefeitura orientará comerciantes, moradores e universitários através de folhetos a partir desta quinta-feira.
           O presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, parabenizou os órgãos que integram a Força-Tarefa. “Como vereador reconheço que é difícil uma lei ter efeito tão rápido e eficaz como a da Força-Tarefa. Os resultados alcançados são fantásticos, mas não podemos afrouxar e sim intensificar as ações”.
             O vestibular da UEM será realizado a partir de domingo (18) até terça-feira (20). Foram inscritos quase 20 mil vestibulandos, sendo que 16.122 candidatos farão as provas em Maringá. Para fiscalizar o cumprimento da lei a Polícia Militar deslocará um efetivo de 50 policiais por turno, enquanto a Prefeitura disponibilizará fiscais, guardas municipais e agentes de trânsito para acompanhar as ações.
            Integram a Força-Tarefa representantes da Prefeitura (Setran, Seduh e Guarda Municipal), Conselho de Segurança de Maringá, Promotoria, Poder Judiciário/Conselho Tutelar, associação de moradores, Câmara Municipal, Promotoria de Meio Ambiente, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar,  Polícia Civil, Delegacia, Presídio, Corpo de Bombeiros, Força Verde/Ambiental, OAB e UEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário