quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vigilantes que atuam no transporte de valores no Paraná podem entrar em greve a partir do dia 1° de fevereiro


 Profissão de risco - armas obsoletas - blindagem ineficiente


          Uma assembléia na noite desta quinta-feira (26) deve sacramentar a greve dos vigilantes que atuam no transporte de valores em todo o Paraná. A paralisação já está programada para o dia 1º de fevereiro. De acordo com o Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, não houve acordo sobre reajuste salarial com as empresas do setor nas duas reuniões realizadas até agora.

          Os trabalhadores estão reivindicando 10% de aumento salarial, sendo que já está incluído neste patamar a reposição da inflação pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses, em relação à fevereiro, mês da data base da categoria. Estima-se que a inflação entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012 fique em 5,72% pelo INPC.

          Além disto, a categoria quer um aumento no vale alimentação, de R$ 16 para R$ 20 por dia. "Houve duas reuniões e os empresários ofereceram apenas o INPC para 2012 e 2013", explica o presidente do sindicato dos vigilantes, João Soares.

          A greve está praticamente acertada e só deve ser oficializada nesta assembléia deliberativa marcada para as 20:30h desta quinta-feira na sede do sindicato. Caso a paralisação realmente aconteça a partir da 00:00h do dia 1º de fevereiro, a população ficará prejudicada quanto aos pagamentos e serviços bancários. "Com a greve, não tem circulação de dinheiro. Haverá desabastecimento. E também ficará mais perigoso porque os caixas eletrônicos estarão cheios de dinheiro, tendo mais risco para ataques com explosões e alguém pode ficar ferido", afirma Soares. São estes vigilantes os responsáveis por recolher os valores depositados nos caixas eletrônicos.

         Com isto, os proprietários de estabelecimentos comerciais que possuem caixas eletrônicos em suas dependências podem ficar ainda mais preocupados. Diante do risco que já existe de explosões ou arrombamentos de caixas eletrônicos, muitos comerciantes estão procurando o sindicato dos vigilantes para obter informações sobre como é possível retirar o equipamento dos estabelecimentos. "A gente está orientando a procurar o banco para aumentar a segurança ou que solicite formalmente a retirada do caixa eletrônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário