sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Integrantes do PT Partido dos Trabalhadores são condenados pelo Supremo Tribunal Federal na ação penal 470 conhecido mensalão


          Na  última  terça-feira,  a  corte  suprema  condenou  por  corrupção ativa três dos principais réus do caso: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

          A corte considerou que Dirceu, Genoino e Delúbio participaram da articulação de um esquema ilegal para comprar o apoio de deputados federais e líderes partidários durante o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2004.

          Em decisões anteriores, o STF considerou que o esquema, batizado de "mensalão", foi alimentado por recursos públicos e visava a garantir vitórias do governo em votações no Congresso. A corte avaliou que foram simulados empréstimos para despistar autoridades.

          A posição da corte se contrapõe à versão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e da defesa de boa parte dos réus. Eles dizem que os pagamentos a políticos visavam quitar dívidas eleitorais e financiar campanhas da base aliada ao governo federal.

        Com a condenação, Dirceu, Genoino e Delúbio juntam-se aos 22 réus que já haviam sido considerados culpados pela corte no processo.

       Os três ainda responderão pelo crime de formação de quadrilha. As penas só serão definidas ao fim do julgamento, que não tem prazo para terminar



Nenhum comentário:

Postar um comentário