segunda-feira, 11 de julho de 2011

Em São Paulo, o chamado "bico oficial" vai pagar mais do que o governo estadual paga ao Políciais Militares


     Trabalhar no horário de folga poderá ser mais lucrativo para parte dos policiais militares do que cumprir o expediente normal se o prefeito Gilberto Kassab (sem partido) aprovar o reajuste do valor pago aos soldados, cabos e sargentos que atuam na Operação Delegada, apelidada de bico oficial. Especialistas na área da segurança definiram a situação como "absurda". Procuradas pela reportagem, a PM e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não se manifestaram.

     O bico oficial surgiu em dezembro de 2009, como parte de um convênio entre a Prefeitura e a SSP. Os policiais assumiram o combate aos ambulantes em situação irregular, tarefa antes efetuada por guardas-civis metropolitanos. A fiscalização teve início na região da Rua 25 de Março, principal centro de comércio popular da cidade, e foi expandida para outros bairros.

     Em maio deste ano, Kassab enviou o Projeto de Lei 241 para a Câmara Municipal. Propôs aumento de 60% aos PMs que aderiram ao bico. Assim, a gratificação por hora para soldados, cabos e sargentos passará de R$ 12,33 para R$ 19,70. Para tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel, de R$ 16,45 para R$ 26,30. O Legislativo aprovou o projeto no último dia 29. Agora, o texto depende da assinatura do prefeito para entrar em vigor.

     Se for sancionado, transformará o bico em um serviço mais rentável em comparação ao que é pago pela PM. O salário de soldados e cabos da corporação varia entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil. Como eles trabalham entre 160 e 180 horas por mês, a hora de serviço é de R$ 12 a R$ 15. Se recebessem até R$ 3 mil, situação válida para sargentos, cada hora da PM rende até R$ 18,75, considerando uma carga diária de oito horas, de segunda a sexta-feira.

     "É uma vergonha", avalia o deputado estadual Olímpio Gomes (PDT), major da Polícia Militar, ao ser questionado sobre a possibilidade de o PM ganhar mais no bico oficial. "A própria Operação Delegada em si já é uma aberração: o município transfere para o Estado, por meio de um convênio, uma competência que é sua", acrescenta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Paraná é o terceiro estado no ranking nacional dos crimes de ataques a bancos e instituições financeiras

     
     O Paraná é o terceiro Estado no ranking dos ataques a bancos ficando atrás apenas de São Paulo e da Bahia. É o que revela a 1ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores (Contraf-CUT). A pesquisa foi coordenada pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região (Sindvigilantes), com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR).


     A pesquisa inclui assaltos e arrombamentos registrados no primeiro semestre deste ano. A pesquisa revela 838 ataques a bancos no Brasil, sendo 283 em São Paulo, 61 na Bahia e 56 no Paraná. A pesquisa registrou 20 mortes no primeiro semestre do ano nos ataques a bancos em todo o país - 12 delas em São Paulo e nenhuma no Paraná. Onze destes crimes foram nas "saidinhas de bancos".
  

     O número de ataques a bancos no Paraná supera em 93,1% as ocorrências do primeiro semestre de 2010 (29) e em 7,6% o total de todo o ano passado (52), segundo uma pesquisa nacional preliminar feita pelo Sindvigilantes, que apontou 1.130 ataques em todo o país.

Estrutura física das escolas é o entrave na educação pública do Estado do Paraná avalia Flávio Arns





     Melhoria na estrutura física das escolas, como reformas e construção de novas áreas, é a principal dificuldade enfrentada pela educação paranaense atualmente. A avaliação é do vice-governador e secretario de Estado da Educação, Flávio Arns, que visitou os 32 núcleos regionais de educação e ouviu a reivindicações dos diretores das instituições de ensino.

     De acordo com o secretário, a demanda seria também a mais complexa uma vez que exige um grande investimento. Arns afirma que parte dos recursos necessários para a solução destes problemas estaria sendo buscada junto ao Banco Mundial e ao Governo Federal, além de uma reestruturação nos gastos da própria Secretaria.

     O secretário comentou ainda que existe também grande demanda para a contratação de profissionais necessários para o funcionamento das escolas como inspetores e serventes. Outra demanda recorrente entre os diretores teria sido melhorias na segurança dos estudantes.

     O diagnóstico obtido durante as reuniões em todo o Estado poderá ser corroborado por outro estudo que está sendo realizado a pedido de Governo Federal em 20 escolas estaduais paranaenses, o Levantamento da Situação Escolar. De acordo com Arns, o estudo deve ser finalizado até o final deste ano e depois estendido às demais escolas do Paraná.

     Para ajudar a identificar as debilidades no sistema de ensino o Paraná será realizada também, a partir de 2012, uma avaliação estadual. Serão avaliados por meio de uma prova os estudantes da 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.

     De acordo com a superintendente de Educação, Meroujy Cavet, a ideia é avaliar os estudantes quando eles chegam e deixam o Ensino Fundamental. O sistema de avaliação interna estaria sendo desenvolvido em parceria com as universidades estaduais e a primeira prova deverá ser aplicada em março do próximo ano.

     A Secretaria estaria agora trabalhando na composição do banco de questões, que deverá ser mais amplo do que a avaliação realizada pelo Governo Federal, a Prova Brasil, que analisa apenas as disciplinas de português e matemática. “Será uma avaliação de todas as disciplinas, para identificar as debilidades e melhorar o repasse dos conteúdos”, explicou a superintendente.

     Para o secretario da Educação, a avaliação estadual possibilitará um diagnóstico mais preciso de características regionais e dificuldades locais, além de oferecer um resultado mais imediato e possibilitar o acompanhamento anual, ao contrário da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos.


Ultraleve cai e deixa dois mortos carbonizados no noroeste do Paraná localidade de Boa Esperança


      Um ultraleve caiu na tarde deste domingo (10), em Boa Esperança, município da região Noroeste do Paraná. Os dois homens, um de 50 e outro de 55 anos, que estavam na aeronave de pequeno porte morreram.


           Com a queda, o ultraleve - que caiu no meio de uma plantação de milho e pegou fogo,  as vítimas foram carbonizadas. Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Campo Mourão, a 60 quilômetros do local do acidente.

Polícia prende dois suspeitos de assassinar e queimar corpo de professor de geografia em Curitiba no Paraná


      A polícia prendeu neste domingo (10) um homem e uma mulher suspeitos de serem os autores do crime que matou um professor de geografia de Curitiba. A moto da vítima, os documentos do veículo, o capacete e as botas da vítima foram encontrados na casa onde os suspeitos estavam.


      A motivação do crime teria sido latrocínio, segundo a polícia. O professor de geografia, de 49 anos, foi encontrado na sexta-feira (1) com 80% do corpo queimado, no bairro Hauer. Ele chegou a ser encaminhado para um hospital, mas não resistiu. O crime teria acontecido no dia em que o professor recebeu o salário.


       A mulher, que também foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, é suspeita de ter emprestado um veículo para que o crime fosse realizado.

        De acordo com a delegada chefe da Delegacia de Homicídio de Curitiba, Maritza Haise, ainda não é possível confirmar se a suspeita possui outra passagem pela polícia, mas afirmou que o homem saiu da penitenciária há pouco tempo e que também responde por outro crime de homicídio.

sábado, 9 de julho de 2011

Foz do Iguaçu e Maringá discutem aumento no número de vereadores Maringá pode chegar a 23 vereadores


     O número de cadeiras nas Câmaras Municipais de Foz do Iguaçu e Maringá pode aumentar para a próxima eleição para vereadores, em 2012. Vereadores de ambos os municípios já estão discutindo a proposta, seguindo o exemplo de Guarapuava e Ponta Grossa, que aprovaram leis semelhantes recentemente.

     Em Foz do Iguaçu, o vereador Hermógenes de Oliveira (PMDB) já apresentou o projeto de lei para aumentar o número de vagas na Câmara Municipal de 15 para 21. No entanto, a votação de sua proposta ainda depende da realização de uma audiência pública solicitada pela Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi).

     Já em Maringá, apesar de haver uma movimentação entre os vereadores na Câmara para discutir o assunto, nenhum projeto de lei a respeito do aumento do número de vereadores foi formalizado ainda. As propostas que surgem nos bastidores são de passar de 15 para 19 ou 23 vagas. Assim como em Foz, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) também já se manifestou contrária à proposta, assim como outras entidades.

     O projeto para aumento de cadeiras em Guarapuava foi encaminhado pela Mesa Executiva da Câmara e aprovado em novembro de 2010, fazendo com que o município passe a contar com 21 vagas para a próxima eleição – atualmente são 12. Por sua vez, os vereadores de Ponta Grossa também aprovaram o aumento de vereadores no município – de 15 para 23 – em abril deste ano. O redator do projeto foi o vereador João Florenal da Silva (PTN), que estava como suplente na Câmara na ocasião.

     Todas as propostas estão de acordo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 336, aprovada no Congresso em 2009, que prevê o aumento do número de vereadores nos municípios. A PEC propõe que municípios com população entre 160 mil e 300 mil habitantes, caso de Foz do Iguaçu e Guarapuava, tenham 21 vereadores. No caso de municípios que tenham de 300 mil até 450 mil habitantes, como Maringá e Ponta Grossa, o limite de cadeiras na Câmara Municipal é de 23 vereadores. Os dados referentes às populações dos municípios são do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Beto Richa autoriza restauração de rodovias estaduais na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte Pioneiro




O governador Beto Richa assina nesta segunda-feira (11) as ordens de serviço para o início da restauração de dois importantes trechos de rodovias estaduais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre Araucária e Campo Largo, e no Norte Pioneiro, entre Jaguariaíva e Wenceslau Braz. O investimento total nas duas obras será de R$ 28,4 milhões. Os documentos serão assinados às 14h30, em cerimônia no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, quando também serão anunciados novos investimentos da Sanepar.

           A primeira ordem de serviço beneficia a PR-423, no trecho localizado entre o entroncamento da BR-476, em Araucária, e o município de Campo Largo. Serão executados serviços de recuperação no pavimento asfáltico e melhorias nas condições de acesso à Colônia Ipiranga, no entroncamento com a BR-277.

           O diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Amauri Medeiros Cavalcanti, informa que a provisão de recursos para viabilizar a obra na PR-423 é de R$ 11.490.335,68, os quais serão destinados à restauração do asfalto numa extensão de 17,5 quilômetros. A empresa contratada, vencedora da concorrência 001/2010, foi a Tucumann Engenharia e Empreendimentos.

               A segunda ordem de serviço corresponde à restauração da pista num trecho de 19,4 quilômetros da PR-092, entre Jaguariaíva e Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, que vai atender e melhorar o tráfego de veículos no trecho Calógeras-Wenceslau Braz.

             O investimento necessário para a restauração da rodovia estadual, na região Norte do Estado, é de R$ 16.976.594,74. A empresa contratada, vencedora da licitação 005/2010, é a Compasa do Brasil.


Curitiba é apontada como uma das cidades mais violenta do País segundo índices divulgados esta semana





       Os índices de criminalidade divulgados nesta semana em Curitiba deixaram a cidade como uma das mais violentas no País, com 357 assassinatos no primeiro semestre, índice equivalente a 40 casos de homicídios para cada 100 mil pessoas - três vezes acima do que o índice aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em São Paulo, esse índice é de 10,8 homicídios por cada 100 mil habitantes.

            Para a chefe da Delegacia de Homicídios de Curitiba, Maritza Haisi, muitos homicídios estão relacionados às disputas entre traficantes. "Precisamos ver que em relação ao mesmo período do ano passado. Houve uma queda de 15%, o que indica uma eficiência nas ações, que devem ter continuidade nesse ano", afirmou.

              Maritza disse que nos próximos dias a cúpula da polícia deve se reunir para discutir essas estatísticas. "Vamos reforçar as ações que têm se mostrado eficientes e reavaliar outras que podem não ter sido eficientes", afirmou.

           Entre os bairros mais violentos de Curitiba estão a Cidade Industrial (CIC), Uberaba, Cajuru e Sítio Cercado, que concentraram 40% dos assassinatos na capital, formada por 75 bairros. Entre as ações apontadas como essenciais para reduzir a criminalidade estão uma maior fiscalização do porte ilegal de armas e operações naquelas localidades.

A Oi deveria respeitar mais os seus clientes


          Nota de protesto público sou usuário da Oi, e o que eu tenho percebido que a empresa Oi no Brasil não está nem ai para seus clientes, vendem internet banda larga prometendo o mundo e o fundo, o que não é verdade, é um serviço lento, sem qualidade e o pior não tem para quem o cliente reclamar, terceirizaram um serviço de telecall que fingi que resolve a situação, mas continua tudo igual, eu mesmo já liguei mais de dez vezes e eles a empresa terceirizada de telecall e muito menos a Oi resolvem nada, fica o meu protesto público para que eles passem a respeitar os seus clientes, pois afinal das contas somos nós que damos lucro para a empresa de telefonia e recomendo para todos os meus amigos que não caía no conto da Oi, são iguais políticos prometem o mundo e o fundo na hora de vender serviços, mas depois não cumprem o prometido e nos deixam a ver navios

Sargento Tavares
Consultor em Segurança Pública



Motorista de Porsche será indiciado por homicídio doloso

     
     Um engenheiro de 36 anos que se envolveu em uma colisão entre dois veículos no cruzamento das ruas Tabapuã e Bandeira Paulista, no Itaim-Bibi, na zona sul de São Paulo, na madrugada deste sábado, será indiciado por homicídio doloso pela morte da motorista do outro carro, uma mulher de 28 anos.

     Segundo uma testemunha, a vítima, Carolina Menezes Cintra, que dirigia um Tucson, avançou lentamente o cruzamento quando seu carro foi atingido pelo Porsche do engenheiro. O veículo teria sido arremessado a mais de 25 metros de distância e acabou parando em um poste do lado da calçada. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), depoimentos atestam que a velocidade do veículo no momento do impacto era de mais de 150 km/h. A motorista morreu no local.

      O engenheiro teve pequenas lesões e foi encaminhado ao Hospital São Luiz, onde permanece internado. Segundo uma policial militar que esteve no local, ele apresentava sinais de embriaguez e em nenhum momento perguntou sobre a existência de outros envolvidos no acidente, mas demonstrava muita preocupação com o estado do seu carro. O porsche mais barato no Brasil custa R$ 200 mil e o mais caro R$ 1,6 milhão.

     O delegado plantonista do 15º Distrito Policial, no Itaim-Bibi considerou que o motorista do Porsche, com sua conduta, assumiu o risco de provocar uma morte, e o indiciou por homicídio doloso. Segundo a SSP, assim que receber alta hospitalar, o engenheiro poderá ser preso. 


Vice-Presidente da República do Brasil Michel Temer sofre tentativa de assalto na capital de São Paulo

  
             O vice-presidente Michel Temer foi vítima de uma tentativa de assalto na última sexta-feira, dia 1º, na Cidade Jardim, área nobre de São Paulo. Segundo a sua assessoria de imprensa, um homem abordou o carro em que estava o vice-presidente e bateu no vidro como se fosse pedir dinheiro. Na outra mão, no entanto, mostrou que portava uma arma para o motorista que guiava o carro de Temer, acompanhado por um assessor e segurança.

               Seguindo carro de Temer, no entanto, estavam quatro seguranças do GSI - Gabinete de Segurança Institucional, que desceram do carro ao ver o homem abordar o carro de Temer. O homem teria fugido ao ver a movimentação dos homens do GSI e deixou a arma no chão.

            Ao se aproximarem do carro do vice, os homens do GSI detectaram que a arma era de brinquedo.

          Na minha opinião os seguranças erraram uma escolta deve ter no mínimo um carro batedor na frente e um carro batedor atrás podendo ser ou não descaracterizado para não chamar a atenção, mas com todos os itens de segurança inclusive blindado com agentes armados e intercomunicadores. Para o bandido fazer a aproximação e abordar o carro do vice-presidente, o veículo estava parado, a equipe de segurança vacilou, porque não viram o homem ou o alvo se aproximar do carro do dignitário, na minha opinião eles tem que voltar para um curso de reciclagem, se fosse um ataque terrorista com uma arma do tipo P.50 portátil, o que ia sobrar do Temer, nota zero a esses seguranças...
       

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ibama flagra crime ambiental com emprego de aviões agricolas pulverizadores em desmatamento na Amazônia


     Ibama identificou uma área de floresta amazônica, do tamanho de 180 campos de futebol, destruída pela ação de herbicidas. 
 
      A terra, que pertence à União, fica ao sul do município amazonense de Canutama, na divisa com Rondônia. O responsável pelo crime ambiental ainda não foi identificado pelo órgão. 

      Em sobrevoo de duas horas de helicóptero, na segunda semana de junho, analistas do Ibama observaram milhares de árvores em pé, mas desfolhadas e esbranquiçadas pela ação do veneno. 

      Encontraram também vestígios de extração de madeira por motosserras e queimadas, práticas usadas para limpar o terreno. Especialistas dizem que os agrotóxicos, pulverizados de avião sobre as florestas nativas, matam as árvores de imediato, contaminam solo, lençóis freáticos, animais e pessoas. 


      O Ibama apreendeu quatro toneladas de agrotóxicos que seriam usados para esse fim. Até agora, o único registro de uso dessas substâncias em desmatamentos no Estado era de 1999. 

      O Ibama de Rondônia, por sua vez, afirma que, em 2008, flagrou uma área de cinco hectares destruída por herbicidas na região de São Francisco do Guaporé

APP cobra agilidade do Estado para implantar piso


          O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná APP/Sindicato, reivindicou nesta quinta-feira 07/07/11, ao Secretário Estadual da Educação, Flávio Arns, agilidade e uma força-tarefa para que o governo envie até segunda-feira à Assembleia Legislativa a mensagem que estabelece a aplicação do piso nacional dos professores, definido na lei federal 11.738, na rede estadual de ensino

Tribunal de Contas inicia auditoria em IML's do Paraná



           O Tribunal de Contas do Estado do Paraná, iniciou auditoria em 17 Institutos Médicos Legais IML's. A previsão é de que o relatório da investigação seja analisado ainda este ano pelos conselheiros do Tribunal
 

Ex-governador de Mato Grosso e atual Senador Blairo Maggi é cotado para assumir a pasta dos Transportes







           Um dos principais nomes cotados o do Senador Blairo Maggi, está avaliando a possibilidade de assumir a pasta, em vista da atividade empresarial que exerce. Ele tem grandes empresas ligadas à produção da soja e está considerando se existe compatibilidade do cargo com a disponibilidade de tempo e aspectos jurídicos

Ex-senadora Marina Silva anuncia saída do Partido Verde


             A ex-senadora Marina Silva anunciou nesta tarde, em evento na capital paulista, a sua saída do PV. Em discurso, ela ressaltou que a sua decisão é uma maneira de "manter a coerência" e de que não se trata de uma "saída pragmática". "Não se trata de uma saída pragmática, com olhos pregados em calendários eleitorais. Ao contrário, é a negação do pragmatismo a qualquer preço", afirmou. "As eleições são parte, não são o fim, não são tudo"

Policial Militar de Maringá no Paraná ganha na Mega-Sena fatura um prêmio de R$ 9.047.534,60

Cena de cinema ladrão fugindo da polícia/2011 em Maringá - Paraná - Brasil - Movie scene polícia/2011 thief fleeing in Maringá - Paraná - Brazil


terça-feira, 5 de julho de 2011

Andar sem o cinto de segurança no banco de trás do veículo pode ser perigoso para passageiro e motorista



          É obrigatório, mas mais da metade dos passageiros que andam no banco de trás dos carros não usam o cinto de segurança. Com a chegada das férias, o movimento nas estradas cresce, e deve aumentar também a preocupação com os acidentes.


          Por isso, o Bem Estar desta sexta-feira, o primeiro do mês de julho, abordou esse tema tão importante para a segurança, principalmente das crianças. Recebemos o cirurgião Renato Poggetti, especialista no atendimento a vítimas de acidentes, e a educadora Alessandra Françoia, da organização não-governamental Criança Segura, que trabalha na prevenção de lesões no trânsito.


          Uma pesquisa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 mostrou que 62,7% dos passageiros que andam no banco de trás dos carros ou vans não usam o cinto de segurança. No banco da frente, o número cai para 27,8%. O cinto nunca pode ficar na altura do pescoço, seja do passageiro ou do motorista, da criança ou do adulto. Presilhas para deixá-lo mais folgado também devem ser evitadas, pois reduzem a eficiência do cinto. Outra dica é usar sempre o cinto de três pontas, que protege o tórax e o abdômen – infelizmente, muitos modelos de carro, principalmente os mais velhos, não têm esse tipo de aparato no banco de trás. A preocupação maior é com as crianças, já que acidentes de trânsito são a maior causa de morte para pessoas entre cinco e 14 anos. Antes dos dez anos, elas não podem andar no banco do co-piloto. Abaixo disso, há orientações sobre como transportá-las, dependendo da idade e/ou do peso. 


           Até completar um ano (9 kg), as crianças devem andar em assentos infantis instalados com leve inclinação no sentido inverso ao da posição normal do banco do veículo. Depois, entre um e quatro anos (cerca de 18 kg), o assento deve ficar na posição vertical, voltado para o painel dianteiro, sempre que possível mantido na posição central do banco traseiro. Até os dez, o correto é utilizar um assento de elevação, em conjunto com o cinto de segurança. Nenhum assento infantil deve ser colocado no banco dianteiro.


           Quando a criança puder utilizar o cinto de segurança – de três pontas –, uma faixa deverá passar sobre o ombro e, diagonalmente, pelo tórax, enquanto a outra deverá ficar apoiada
no quadril ou na parte de cima das coxas.


            Até os 14 anos, idade em que já é permitido andar no banco da frente, o sistema de airbag deve ser desativado, pois ele pode ser mais perigoso para as crianças que um acidente em si.