segunda-feira, 9 de maio de 2011

A votação do novo Código Florestal pode ser adiada


               A votação do novo Código Florestal, prevista para terça-feira, "talvez" seja adiada novamente por causa das negociações em busca de um consenso, disse à Reuters o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza do PT/SP. 


               Depois de passar a segunda-feira em reuniões em busca de um acordo que atenda "a base aliada, os ambientalistas e a formulação do governo", Vaccarezza afirmou que ainda reunirá todos os líderes aliados, o relator da proposta, deputado Aldo Rebelo PCdoB/SP, e alguns ministros na terça-feira. Pretendo chamar o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci também", disse. 

               Segundo ele, há clima para o consenso e o adiamento da votação na semana passada demonstra isso. Na quarta-feira passada, após várias reuniões, o governo pediu mais tempo para negociar e remarcou para terça a votação. 

               Quem estiver apostando na divergência vai sair perdendo, afirmou o líder do governo. 

              Apesar de demonstrar otimismo, Vaccarezza contou que ainda não há novas propostas para promover mudanças no texto do relator, que não agrada o governo em pelo menos dois pontos. Não quero ficar especulando. É difícil chegar a um texto (que agrade a todos, salientou. 

              Na segunda-feira, Rebelo se reuniu com alguns deputados e com Vaccarezza. Na terça, logo pela manhã, ele deve se encontrar com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e depois seguirá para a reunião com a base aliada. 

              São dois os principais focos de tensão que impediram um acordo na semana passada e podem adiar novamente a votação dessa vez. 

                O governo e o relator do projeto de reforma divergem quanto à isenção a pequenas propriedades de até quatro módulos fiscais, de recompor a Reserva Legal, uma parcela de mata nativa que deve ser mantida na propriedade. O governo defende que apenas agricultores familiares possam ser dispensados do reflorestamento. 

               O segundo motivo de atrito está no tratamento que será dado aos produtores que já ocupam Áreas de Preservação Permanente APPs, como margens de rios, topos de morros e encostas. 

               Rebelo considera que deve haver uma exceção para culturas que tradicionalmente usam essas terras e para comunidades ribeirinhas. 

             Já o Executivo sugeriu que as regras atualmente vigentes para APPs sejam mantidas e os casos especiais sejam regulamentados por decreto presidencial.

Um comentário: