sábado, 6 de fevereiro de 2010

Programa Despoluir - Meio Ambiente inspeciona veículos de transporte escola

  
Data: 05.02.2010

Assessoria de Comunicação/PMM – Carlos Pedroso


Todos os 40 veículos da frota de transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) tiveram seu grau de emissão de poluentes aferido por técnicos do programa “Despoluir”, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
O programa “Despoluir” é um módulo que integra o Programa Ambiental do Transporte, criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e encampado pela Federação das Transportadoras de Cargas do Paraná (Fetranspar). Em Maringá o programa tem a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que busca incentivar o controle de emissão de poluentes atmosféricos gerados por veículos movidos a óleo diesel.
O controle de emissão de gases poluentes na frota municipal do transporte escolar foi iniciado em Maringá em agosto de 2008. Nos dois últimos anos a inspeção veicular também foi realizada em períodos que antecederam o retorno das atividades escolares.
Neste ano a aferição foi feita em 22 ônibus, 12 micro-ônibus, três caminhões e três vans. Os veículos que apresentam índices de reprovação durante a inspeção são encaminhados à oficina para a regulagem dos motores.
Para desenvolver o trabalho de controle dessa poluição os técnicos utilizam o equipamento denominado “opacímetro”, que afere o nível de monóxido de carbono e outros poluentes que são lançados no ar pelo escapamento dos veículos.

Parceria exemplar
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diniz Afonso, a frota de veículos movidos a óleo diesel da Prefeitura de Maringá é uma das pioneiras nacionais a passar por aferições periódicas com o objetivo de manter a redução de poluentes dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Hoje estamos fazendo a aferição nos veículos a diesel utilizados para transporte de escolares, mas toda a frota municipal passa por esse controle ambiental periodicamente”, explica – acrescentando que o foco também é dirigido às empresas transportadoras e frotas de taxi da cidade. “Para essas empresas particulares a aferição do teor de emissão de monóxido de carbono não é obrigatória, mas recomendável. O meio ambiente é quem agradece”, assinala.
Para o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Maringá (Setcamar), Geasi Oliveira de Souza, o trabalho em conjunto desenvolvido pela Fetranspar e a Prefeitura de Maringá tem ajudado a elevar o bom senso das empresas de transporte para as questões ambientais.
O trabalho de conscientização tem ganhado cada vez mais adeptos, pois a fumaça emitida diariamente pelo escapamento de veículos causa danos à saúde e ao meio ambiente”, afirma.
Souza também destaca a iniciativa pioneira da administração municipal em ser uma das primeiras a aderir ao programa “Despoluir”, pois essa visão compartilhada para as questões ambientais já serve de padrão para que outros órgãos públicos passem também a colaborar com o Planeta. “Acima de tudo, a parceria reforça a importância e seriedade do programa que, em Maringá, ganha cada vez mais presença e dinamismo”, finaliza.

Serviço__________________________________________________________
Mais informações: (44) 3221-1517/Sema

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Pesquisa de campo vai definir projeto para reativação do trem de passageiro


                   Se nos tivéssemos o trem bala Francês o TGV, de Maringá a Curitiba direto seria possível fazer com uma hora de viagem
Data: 05.02.2010

Jornalista: Carlos Pedroso - Assessoria de Comunicação/PMM

TRANSPORTE DE MASSA

Está programado para o mês de março deste ano o início de uma das primeiras ações práticas contidas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental que definirá o projeto para reativação do trem de passageiros no eixo ferroviário entre Paiçandu e Ibiporã.

No trajeto de 140 quilômetros entre as duas cidades será desenvolvida uma pesquisa de campo que apontará informações necessárias para adequação do projeto em cada um dos 13 municípios do circuito.

População, densidade demográfica, taxa de crescimento, empregos, interdependência econômica dos municípios e movimentação de passageiros estão entre os ítens a serem coletados pela pesquisa, que deve consultar entre 30 e 40 mil pessoas.

Ao mesmo tempo será realizada outra pesquisa de campo idêntica para detectar o grau de viabilidade da implantação do trem no trajeto entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

O anúncio foi feito pelo presidente da Ferroeste e coordenador do grupo paranaense do Trem Pé-Vermelho, Samuel Gomes, ao presidente da Urbamar S/A, Fernando Camargo, durante reunião em Florianópolis, realizada no Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável técnico pelos dois projetos.

Na reunião foram definidos o plano de trabalho, atribuições e prazos para o encaminhamento das pesquisas de campo, conforme Termo de Referência do Ministério dos Transportes.

Segundo o coordenador, os estudos de viabilidade serão iniciados com recursos de R$ 800 mil repassados pelo Ministério dos Transportes. “Metade desse valor é destinada ao Trem Pé-Vermelho, mas para o êxito dos estudos serão utilizados também os recursos materiais e humanos aportados pelos municípios, universidades e pelos governos do Paraná e do Rio Grande do Sul”, esclareceu.

Público-alvo
O objetivo da amostragem é atingir pelo menos 2% da população urbana dos municípios envolvidos.

Para este mês de fevereiro, possivelmente antes do Carnaval, está prevista uma reunião do grupo de trabalho com os vários atores do projeto – como prefeituras e polícias rodoviárias, universidades, transporte coletivo – que serão envolvidos na fase de levantamento de dados da pesquisa que servirá para elaborar o projeto de viabilidade do Trem Pé-Vermelho.

O objetivo é elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do Trem Pé-Vermelho. O estudo vai determinar trechos, frequência e dimensionamento da frota, número de estações, quantidade de passageiros, velocidade do percurso, custos do investimento e viabilidade econômica do projeto.

Na pesquisa de campo serão aplicados questionários em entrevistas para coleta de dados contendo informações como origem, destino, motivo, frequência, modalidade, custo-tarifa, tempo de viagem estimado, bem como os dados sócio-econômicos do entrevistado em cada trecho ferroviário. A pesquisa será realizada em centros comerciais, shopping centers, parques industriais, instituições de ensino, hospitais e terminais rodoviários intermunicipais, entre outros, para determinar a origem/destino dos passageiros.

O estudo deverá ser concluído até 11 de julho.

Serviço
Mais informações: 3223-1503 (Urbamar).

Hoje pela manhã houve pane elétrica nos semáforos do cruzamento da Avenida Tuiuti x Rua Mitsuzo Taguchi. Agentes da Setran estavam no local controlando o educadíssimo trânsito maringaense

Maringá se vê de tudo, alô prefeitura na Avenida Gastão Vidigal em frente ao antigo Aero Clube, se o pedestre quiser vai ter que caminhar pela pista de rolamento, essa falta de respeito com o cidadão fica a 200 metros da sede da Setran

 Click na foto e veja os detalhes do que era para ser passagem

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Setran fiscaliza veículos escolares do município


ESCOLAR
Setran fiscaliza veículos da rede municipal de ensino
Jornalista: Dayani Barbosa



       A Secretaria de Transportes – Setran – iniciou nesta quinta-feira (4) a vistoria nos veículos municipais que fazem transporte de estudantes e professores. Ao todo serão fiscalizados 49 veículos entre ônibus, microônibus e kombis.

      Todos os anos a frota da rede municipal passa pela vistoria, que é realizada antes das aulas, semestralmente. Os veículos que estiverem com todos os itens de segurança e documentos regularizados recebem um selo de vistoria. Caso seja encontrada alguma irregularidade a Setran oferece um prazo para a adequação e depois o veículo é novamente vistoriado.

       O secretário de Transportes, Walter Guerlles, explica que a vistoria é uma forma a mais de garantir a segurança dos alunos e professores. “Todos os veículos que realizam transporte de estudantes são obrigados a passar pela fiscalização duas vezes por ano. Os mesmos critérios de vistoria são utilizados para os veículos municipais e particulares”.

        Em todos os veículos são observados itens como direção, suspensão, lataria, assoalho, banco, tapeçaria, pneus, sistema de escape, freios, sinalização, tacógrafo, e se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas exigidas. Além disso é verificada a documentação dos veículos e dos condutores.

Ivete Sangalo um tributo a mulher brasileira

O Distrito Federal da exemplo para o Brasil, aqui o Corpo de Bombeiros é bem equipado, bem treinado e bem pago. Helicóptero exclusivo da corporação para busca, salvamento e operações aéreas





Até quando teremos água potável

              
               A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres.
              Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.
               Já que podemos utilizar uma pequena parte da água existente no planeta, precisamos cuidá-la e tratá-la para nosso consumo para que ela seja incapaz de nos trazer danos . Para isso é necessário que essa água passe por um processo de tratamento, que via melhoria da qualidade da água para o abastecimento. 
O tratamento da água tem três principais finalidades:
HIGIÊNICA: remoção de bactérias, elementos venenosos ou nocivos a saúde, mineralização excessiva, teores elevados de compostos orgânicos, protozoários e outros microorganismos.
ESTÉTICA: Correção da cor, do sabor, e da turbidez.
ECONÔMICA: redução da corrosão, dureza, cor, turbidez, ferro, odor, sabor, manganês, etc.
No Brasil, entretanto, o Ministério da Saúde junto com a vigilância sanitária, estabeleceram um padrão para a potabilidade da água.
Para a garantia da qualidade microbiológica da água, água potável deve estar em conformidade com o padrão microbiológico conforme tabela 1, a seguir:
2. Tabela 1 - Padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano
PARÂMETRO VMP (1)
Água para consumo humano (2)
Escherichia coli ou
coliformes
Termotolerantes(3)

Ausência em 100ml
Água na saída do tratamento
Coliformes totais Ausência em 100ml
Água tratada no sistema de distribuição (reservatórios e rede)
Escherichia coli ou
coliformes
termotolerantes(3)
Ausência em 100ml
Coliformes totais Sistemas que analisam 40 ou mais amostras por mês:
Ausência em 100ml em 95% das amostras examinadas no mês;
Sistemas que analisam menos de 40 amostras por mês:
Apenas uma amostra poderá apresentar mensalmente resultado positivo em 100ml
NOTAS:
(1) Valor Máximo Permitido.
(2) água para consumo humano em toda e qualquer situação, incluindo fontes individuais como poços, minas,
nascentes, dentre outras.
(3) a detecção de Escherichia coli deve ser preferencialmente adotada.

No geral a água potável deve estar em conformidade com o padrão de aceitação de consumo expresso na Tabela 2, a seguir:

3. Tabela 2 - Padrão de aceitação para consumo humano

PARÂMETRO
UNIDADE
VMP(1)
Alumínio
mg/L
0,2
Amônia (como NH3)
mg/L
1,5
Cloreto
mg/L
250
Cor Aparente
uH(2)
15
Dureza
mg/L
500
Etilbenzeno
mg/L
0,2
Ferro
mg/L
0,3
Manganês
mg/L
0,1
Monoclorobenzeno
mg/L
0,12
Odor
-
Não objetável(3)
Gosto
-
Não objetável(3)
Sódio
mg/L
200
Sólidos dissolvidos totais
mg/L
1.000
Sulfato
mg/L
250
Sulfeto de Hidrogênio
mg/L
0,05
Surfactantes
mg/L
0.5
Tolueno
mg/L
0.17
Turbidez
UT(4)
5
Zinco
mg/L
5
Xileno
mg/L
0.3
NOTAS: (1) Valor máximo permitido.
(2) Unidade Hazen (mg Pt–Co/L).
(3) critério de referência
(4) Unidade de turbidez.

Os primeiros parâmetros de purificação da água, foram estipulados pelos órgãos responsáveis na década de 60. Desde então, as empresas tiveram que desenvolver métodos mais eficazes para atender as normas estabelecidas pelo governo, entretanto, pesquisas e investimentos foram aplicados na área da química e da engenharia para desenvolver técnicas de purificação mais modernas e estações de tratamento com mais capacidade para captação de água devido ao aumento populacional dos grandes centros.

A figura abaixo, representa uma esquematização de uma estação de tratamento de água.

Veja por onde entra as armas clandestinas usadas pelos bandidos nas fronteiras e portos do Brasil

Polícia prende quadrilha que dominava o tráfico de drogas no Norte do Paraná

                        
                        Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Maringá, prenderam nesta manhã (04) 21 pessoas acusadas de dominar o tráfico de drogas e cometer diversos crimes na região Norte do Paraná, principalmente nas cidades de Londrina, Rolândia e Arapongas. A polícia estima que a quadrilha movimentava cerca de R$ 1 milhão por mês, vendendo pelo menos cinco quilos de crack por semana na região.

                        Cerca de 135 policiais civis e militares, equipados com 40 viaturas, participam da Operação Conexão e cumprem desde às 6 horas 17 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão em Arapongas e Rolândia. Até às 10h desta manhã, dois suspeitos ainda estavam foragidos. Outras quatro pessoas que já estavam presas também tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos contra elas pelos policiais.

Lixo tecnológico responsabilidade e dever de quem descarta

                         O lixo tecnológico possui resíduos tóxicos e perigosos apresenta um tempo de decomposição bastante longo. Um monitor, por exemplo, leva cerca de 300 anos para desaparecer na natureza.

                         Um problema moderno e com poucos projetos para sua resolução. Trata-se do lixo tecnológico, chamado também por muitos de lixo eletrônico. Não, não são os famosos spams, que aterrorizam milhões de usuários de e-mail diariamente.

                        É, na verdade, um artigo que, com a evolução da tecnologia e o barateamento dos produtos eletrônicos, se torna cada vez mais comum em casas e até em ruas e aterros sanitários. O assunto já é tratado por lei em vários estados brasileiros, e por algumas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). No Paraná não deve ser diferente, já que a Assembléia Legislativa acabou de aprovar um projeto sobre o assunto. 

                      De autoria dos deputados estaduais Pastor Edson Praczyk (PRB) e Rosane Ferreira (PV), o projeto obriga as empresas paranaenses produtoras, distribuidoras e que comercializam equipamentos de informática a criar e manter um Programa de Recolhimento, Reciclagem ou Destruição de Equipamentos de Informática, sem causar poluição ambiental.

                     O projeto pretende, ainda, obrigar as empresas a manter, em seus estabelecimentos, um serviço de coleta de produtos usados ou danificados destinados à destruição. De acordo com Praczyk, o problema do lixo tecnológico é evidente no mundo. “Hoje é mais fácil descartar do que consertar os equipamentos. Então as pessoas ou mantêm os aparelhos em casa, ou acabam jogando no lixo comum”, avalia.

                    Para ele, as empresas não devem ter muito do que reclamar. “É uma questão de adequação”, diz, comparando o assunto com a questão das baterias de celulares, que há alguns anos atrás exigiu que as empresas do ramo definissem políticas de tratamento das peças descartadas. Já Ferreira acredita que, se aprovada, a lei irá “forçar com que a indústria recolha (os materiais) e se preocupe com o seu destino final”. O projeto passou, esta semana, pela sua redação final, e deve ser enviado ainda este mês para sanção do governador Roberto Requião.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A bandidagem vem deitando e rolando em Maringá, assaltam onde quer, humilham e fazem terrorismo com as pessoas, passou da hora de mostrar quem manda na cidade, chega de dar mole para esses vagabundos, eles só entendem uma linguagem

Atenção Maringá o Gatto faz aniversário nesta segunda-feira



Gatto de aniversário
                      O fotógrafo Adriano Gatto, gestor do site Click do Gato e de outros empreendimentos ligados à comunicação virtual e marketing, faz aniversário nesta segunda, dia 1º.  Gatto planeja redesenhar seu site este ano e incorporar ao endereço virtual novos serviços, de forma a valorizar seus parceiros comerciais. Também estuda um meio físico para seu conteúdo virtual, idéia que pode se transformar numa revista de periodicidade mensal. 


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Setran inicia fiscalização de veículos que realizam transporte particular de estudantes




Data: 26/01/2010
Assessoria de Comunicação / PMM



                          A Secretaria dos Transportes – Setran – inicia nesta quarta-feira (27) a vistoria nos veículos particulares que fazem transporte de estudantes. Na próxima semana será realizada a fiscalização nos veículos do município que transportam estudantes e professores.
                         A vistoria é obrigatória e deve ser realizada semestralmente. “Todos os veículos que realizam transporte de estudantes e estão cadastrados no município devem passar pela fiscalização, que garante a segurança de dos alunos e professores durante o ano letivo”, informa o secretário de Transportes, Walter Guerlles, lembrando que “os mesmos critérios para veículos particulares são utilizados para os municipais”.
                        A fiscalização será realizada na sede da Setran entre os dias 27 e 29 de janeiro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Os veículos que estiverem com todos os itens de segurança e documentos regularizados recebem um selo de garantia. Caso seja encontrada alguma irregularidade a Secretaria oferece um prazo para a adequação e depois o veículo é novamente vistoriado. “Sem o selo de garantia os veículos estão impedidos de transitar”, diz Guerlles.
                       Estão cadastrados no município para realizar transporte escolar 97 veículos particulares. Em todos são observados itens como direção, suspensão, lataria, assoalho, banco, tapeçaria, pneus, sistema de escape, freios, sinalização, tacógrafo, e se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas exigidas. Além disso é verificada a documentação dos veículos e dos condutores.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

4° BPM realiza blitz de trânsito em Maringá


                          4° BPM fez blitz de trânsito agora tarde na Avenida Centenário, Vila Operária de fronte o antigo IBC, atual Justiça Federal do Trabalho, vários veículos foram apreendidos, um casal carregava um nenê de colo entre eles numa motocicleta

(Click nas fotos para ampliá-las)





Os empresários não aprendem mesmo, parem de dar sorte para o azar



                       
                        Eu comentava com um amigo policial ontem a noite, a bandidagem estuda as suas vítimas, levantam informações, nunca atacam no escuro. Ontem um empresário perdeu R$11.000,00, para a bandidagem, fazer o que todo mundo sabe que o efetivo policial de Maringá não supri as necessidades da demanda da cidade, prova disto é o concurso aberto pelo governo do estado. Partindo da primícia que nunca haverá um policial para cada cidadão, o melhor a fazer e tomar todos os cuidados possíveis. Bom eu conheço muito policial que nas suas horas de folga faz bicos de segurança, para completar  sua renda para atender as necessidades peculiares da sua família, e não é segredo para ninguém isso, até os policiais americanos fazem bicos. Façam as contas se o empresário tivesse chamado dois policiais de folga e dado uma gratificação para fazer o acompanhamento tático deste malote, talvez hoje ele não estivesse amargando este prejuízo, com certeza a malandragem vai pensar duas vezes para atacar uma prevenção assim, muitas vezes pagamos pela nossa teimosia, com certeza muitos empresários infelizmente, ainda vão pular ou perder seus malotes para os meliantes, eles nunca vão dar sossego, eu afirmo prevenir e melhor que remediar, pense nisto...


Vote e eleja a melhor Pizzaria de Maringá no quesito bem feito


Deixe seu voto no comentário: a pizzaria vencedora vai ser agraciada com um diploma de melhor pizza de Maringá, o dia da entrega será avisado aqui no Blog com antecedência, fica convidado todos os blogueiros e simpatizantes, é claro cada um paga sua conta

Iraque executou nesta segunda-feira 25.01.2010 "Ali o Químico" autoridade do regime de Saddam Hussein


                      Ali Hassan al-Majid, ex-autoridade iraquiana conhecida como 'Ali Químico', foi executado na forca nesta segunda-feira, anunciou o porta-voz do governo Ali al-Dabbagh. "A sentença de morte contra Ali Hassan al-Majid foi cumprida", afirmou Dabbagh.  

                        Majid, ex-ministro da Defesa e primo do ex-ditador Saddam Hussein, também executado na forca em 2006, foi sentenciado quatro vezes à morte por genocídio e crimes contra a humanidade. 

                         Em 17 de janeiro, a Suprema Corte do Iraque o sentenciou à morte por ordenar um ataque com gás contra a cidade curda de Halabja em 1988. Acredita-se que 5 mil pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, tenham morrido no ataque.

                        Jatos iraquianos sobrevoaram Halabja e por cinco horas espalharam um coquetel letal composto de gás mostarda e dos agentes neurotóxicos Tabun, Sarin e VX. O ataque rendeu a Majid o apelido de Ali Químico.