quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nelson Tenório, encontrei com ele hoje, lá na Vila Operária, fazia muito tempo que não o via



                 Dispensa apresentações, Nelson Tenório, 58 anos, Jornalista, Radialista e Apresentador de Televisão. É Diretor Proprietário do Jornal Itinerante "Os caminhos da notícia". Tenório é pernambucano de Venturosa é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Grotão e pelos povoados de Ingazeira e Tara Velho.

               O município situa-se nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Seus principais tributários são os rios Ipanema, dos Bois e Cordeiro, e os riachos do Meio, Carrapateira, da Luiza, das Cabeceiras, Chã de Souza, da Pedra Fixa e Simão. Todos os cursos d'água são intermintentes.
               O município conta ainda com o açude Ingazeira, com capacidade de acumulação de 4.800.000m³, regularizando 2.030.400m³ com 80% de garantia (atendimento a piscicultura e empreendimentos agropecuários) e 1.838.400m³ com 95% de garantia (abastecimento humano).

História

               Distrito criado com a denominação de Boa Sorte, pela lei municipal nº 14, de 8 de Janeiro de 1911, e pela lei municipal nº 73, de 15 de Novembro de 1929, subordinado ao município de Pedra.
               Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Boa Sorte figura no município de Pedra. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943, o distrito de Boa Sorte passou a denominar-se Venturosa. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Venturosa figura no município de Pedra. Elevado à categoria de município com a denominação de Venturosa, pela lei estadual nº 3340, de 31 de Dezembro de 1958, desmembrado de Pedra. Sede no antigo distrito de Venturosa.          
              Constituído de 2 distritos: Venturosa e Grotão, desmembrado de Pedra. Instalado em 20 de Março de 1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos Venturosa e Grotão. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
             Alteração toponímica distrital Boa Sorte para Venturosa alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943.

Turismo

             Localizada no município de Venturosa a Pedra Furada, é uma das mais belas paisagens da região. A região faz parte do pólo Buíque/Pesqueira/Venturosa que é um dos sete pólos de ecoturismo de Pernambuco apresentado pela Embratur. Em 1985, a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Pedra Furada que dispõe de infra-estrutura básica. Situada em um parque municipal, seu acesso é feito por uma trilha com escadaria (360 degraus). O mirante oferece paisagens de grande beleza.
            É constituida por um enorme bloco de formação granítica (com aproximadamente 50 metros de altura), com diversas inscrições rupestres e é utilizada para prática de rapel.
            A cidade possui também outros sítios arqueológicos de grande valor historico-cientifíco, como a pedra do Tubarão, onde foram descobertos um cemitério de indíos pré-históricos; Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres.
           A aventura tem como foco principal a subida na pedra para a prática do rapel que parte é apoiado e na grande abertura um rapel livre (negativo).

 Localização de Venturosa

    
              Serviço: Jornal Itinerante "Os caminhos da notícia" - Endereço para correspondência: Rua Belverde, n° 345 - Vila Nova, CEP 87.045-040 - Maringá - PR. Telefone (44) 9995-6268 - e-mail: jornalista.ntenorio@gmail.com   


Nenhum comentário:

Postar um comentário