quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Secretaria de Educação convoca pais para realizar cadastramento escolar


             A Secretaria de Educação convoca os pais ou responsáveis por alunos que vão ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental pela rede municipal de ensino, em 2011, para procurar uma das escolas e creches da rede municipal de ensino até a próxima sexta-feira (1) e realizar o cadastramento. 

                Os responsáveis deverão levar uma cópia da certidão de nascimento da criança e a última fatura da Copel. Caso a fatura da Copel não esteja no nome do pai ou responsável, apresentar documentação que comprove moradia anexada na fatura da Copel.

                 O cadastramento está sendo realizado das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas nas escolas e creches do município. O cadastramento vale para crianças que completam 6 anos entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011. 

                 Serviço:
               Outras informações com Rogério Girotto pelos telefones 3221-6937 ou 3221-6955.

                 Para realizar o cadastramento os responsáveis deverão levar uma cópia da certidão de nascimento da criança e a última fatura da Copel

Operação prende quatro policiais militares em Mariluz e Moreira Sales


               Policiais são suspeitos de facilitar contrabando e de ter envolvimento com roubo a bancos. Investigação durou quase dois anos e teve início a partir de denúncias anônimas

               Quatro policiais militares foram presos em Mariluz e Moreira Sales (na região Noroeste do estado) na segunda-feira (27). De acordo com o comandante do 11º Batalhão da PM de Campo Mourão, major Antonio Padilha, as prisões foram realizadas a partir de denúncias feitas pelo telefone 181-Narcodenúncia, dando conta de diversos delitos como a facilitação de contrabando e descaminho, além da facilitação em furto à agências bancárias das duas cidades.

                “Os PMs agora estão à disposição da justiça, perante a qual responderão pelos crimes de formação de quadrilha, facilitação em furto à agência bancária, porte ilegal de arma de fogo e facilitação do contrabando e descaminho”, informou o major Padilha em nota repassada para a imprensa.

                 Os policiais foram levados para o Centro de Operações e Triagem (Coti), em Curitiba. Entre os presos está um sargento com cerca de 30 anos de serviço. De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, serão tomadas medidas administrativas contra os quatro. “O Comando-Geral da Polícia Militar já solicitou à justiça os documentos referentes à investigação a fim de determinar providências na esfera administrativa independentemente da judicial”, informou por meio da assessoria de imprensa.

               Além dos policiais militares, também foram cumpridos mais nove mandados de Busca e Apreensão nos dois municípios (expedidos pelo poder judiciário de Cruzeiro do Oeste), e que resultou na prisão de mais duas pessoas (um homem de 49 anos e outro de 27, que são acusados de dar cobertura à quadrilha. A dupla foi levada para a delegacia de Cruzeiro do Oeste.

              Ainda durante a operação (realizada por policiais do 11° BPM e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco), foram apreendidas 11 armas de calibre sem o registro (pistolas, revólveres e espingardas), munições, documentos, cobertura (espécie de boné) da Polícia Rodoviária Federal e veículos que estariam relacionados na prática dos crimes.




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Egberto Preyer fiel escudeiro do candidato a governador Osmar Dias em Maringá e região norte do Paraná cerrando fileiras e marchando p/ a vitória

Edi Froeming, Miguel Grilo, Beto Paraná, Barba e colaboradora

                Ao centro de camisa branca, Beto Paraná, ladeado por Miguel Grilo e o popular Barba, seu nome é Egberto Preyer, ele que foi candidato a deputado federal em 2006 por Curitiba dobrando com o então Senador Osmar Dias. Beto Paraná é o diretor-proprietário da Revista Momentos de Lazer, especializada em turismo. Beto Paraná além de amigo do Senador Osmar Dias, e um dos baluartes e linha de frente da campanha de Osmar ao Palácio Iguaçu, em Maringá e região norte do Paraná, não mede esforços fazendo coordenação voluntária, está de parabéns, pois vem realizando um excelente trabalho a favor de Osmar. Beto Paraná e publicitário e consultor em turismo, sendo está uma das áreas que mais cresce  atualmente em nível de Brasil. Beto Paraná é um dos divulgadores das plataformas de governo de Osmar Dias, não mede esforços aproveita cada minuto que tem disponível para conversar com os eleitores, explica as propostas e o diferencial que é votar em Osmar para governador

 Sargento Tavares, Beto Paraná e Edi Froeming

Beto Paraná um motivador nato conversa com as colaboradoras da campanha de Osmar Dias no comitê central de Maringá 

Segundo coordenador de campanha do Osmar o pelotão da ROTAN vai ser transformado em companhia da RONE subordinado diretamente ao comando do 4° BPM

                Almocei no dia de ontem com "Beto Paraná" um dos coordenadores de campanha do Osmar Dias na região norte e noroeste do Paraná, ele me passou uma informação interessante, quem vai gostar é a população, dentre os planos de Osmar para incrementação da segurança pública na cidade canção está à transformação do pelotão da ROTAN em  companhia da RONE que ficará subordinada ao comando do 4° BPM, hoje a RONE existe somente em Curitiba

Crédito da foto: Roberto Corradini - Agência Estadual de Notícias

Pesquisadores discutem soluções para erosão no Paraná

Crédito da foto: Paulo J.S. e Evandro Bittencourt
  
              O Iapar realizou na sexta-feira (24) reunião com pesquisadores e professores convidados, para retomada das pesquisas de campo sobre erosão e terraceamento em sistemas de plantio direto (SPD). Definiu-se um grupo de trabalho multidisciplinar e interinstitucional, que será responsável por um projeto de longo prazo – para os próximos 20 anos -, com o objetivo de apresentar soluções para o problema, de acordo com as particularidades de cada região paranaense.

                 O pesquisador do Iapar em Paranavaí, Jonez Fidalski, espera que até quinta-feira (30), seja concluída a primeira fase do projeto, que consiste na verificação e adequação das metodologias existentes, e a formulação de um projeto piloto, que será executado em Londrina.

              “Vamos iniciar em Londrina, para adequar as metodologias desenvolvidas no Iapar, na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e na UEM (Universidade Estadual de Maringá). O objetivo é retomar os estudos desenvolvidos no Iapar, nas décadas de 70 e de 80. Temos que estruturar esse projeto e, depois de ajustá-lo, podermos ampliá-lo para as demais regiões do estado, em diferentes características de clima e de solo”, afirma Fidalski.

               O pesquisador ressalta que o projeto atende a uma demanda de todo o Estado, por pesquisas de campo que abordem os temas da erosão, da perda de solos e de água, e do terraceamento em SPD, e está aberto, também, a contribuições de outras instituições em seu desenvolvimento.

               “Serão colhidos dados reais sobre a perda de solos e de água. Esse projeto vai servir para sabermos se os espaçamentos e recomendações entre terraços estariam adequados”, esclarece Fidalski. “O projeto está sendo desenvolvido a partir do Boletim Técnico, resultante da demanda de vários segmentos da agricultura do Paraná, de retomar as pesquisas para reduzir a erosão em SPD”.

               Ele explica que, com o avanço do SPD, expandiu-se, também, a ideia de que apenas este sistema seria suficiente para evitar a erosão dos solos e que o terraceamento já não era mais necessário. Este conceito, entretanto, mostrou-se equivocado ao longo dos anos. “Isso fez com que a erosão se tornasse mais evidente no estado, devido às chuvas que ocorreram nos últimos anos. Então há a demanda por essa retomada das pesquisas. O objetivo é desenvolver e manter o SPD com qualidade, considerando-se o terraceamento como prática complementar à rotação de culturas para manutenção da cobertura do solo com palha, as quais aumentam a infiltração da água e reduzem a perda de solo”, completa Fidalski.

                PROJETO – O pesquisador do Grupo de Plantio Direto do Iapar, Rafael Fuentes, conta que um dos objetivos para a elaboração do projeto-piloto em Londrina é a apresentação da proposta de pesquisa ao CNPq, por meio do edital 22/2010 do Repensa (Redes Nacionais de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária), e também ao Sepac-Iapar, para que ela seja desenvolvida com recursos próprios ou com captação de fontes financiadoras.

                Responsável por apresentar alternativas de rotação de culturas em plantio direto, Fuentes afirma que foi definida a elaboração de uma proposta mínima, com o objetivo de estudar quatro sequências culturais de inverno e verão, comumente utilizadas em áreas agrícolas do Paraná, com três repetições. “Nelas, serão avaliados indicadores de qualidade física e química do solo, e as perdas de água, solo e nutrientes por erosão hídrica, além de investigar a existência de limites críticos de comprimento de declive, para subsidiar o cálculo do espaçamento entre terraços agrícolas em áreas manejadas sob semeadura direta”, descreve.

                 REUNIÃO – Além de Jonez Fidalski e Rafael Fuentes, participaram da reunião do dia 17, os pesquisadores do Iapar Adriano Rausch Souto, Augusto Guilherme de Araújo, César Francisco Araújo Júnior, Graziela Moraes de Cesare Barbosa, João Henrique Caviglione, Rui Biscaia; os professores Avacir Casanova Andrello e João Tavares Filho, UEL; e o professor André Julio do Amaral, da UEM.

 

Ministério Público brasileiro lança campanha pelo voto limpo



Em Curitiba o Denarc faz operação de combate ao tráfico de drogas e de repressão à violência. Em Maringá passou da hora de se fazer batidas durante as madrugadas, principalmente nos finais de semana, em certos locais preferidos pelos vendedores de drogas, principalmente nos comércios 24 horas, por enquanto os traficantes estão nadando de braçada


               Investigações feitas pelo Núcleo de Inteligência da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), desde o início do segundo trimestre de 2010, culminaram na Operação Formiga, realizada nos últimos três dias na área central de Curitiba. Coordenada pelo delegado operacional da divisão, Renato Bastos Figueiroa, a operação combate a comercialização e o uso de drogas e coíbe outras atividades criminosas, como badernas e assaltos.

                “Nesta região a droga circula pela ação de pequenos traficantes que fazem a distribuição aos usuários. Agem como formigas, carregando pequenas quantidades de entorpecentes”, disse o delegado.

              Ao fim do terceiro dia das ações, na noite de quinta-feira (23), 38 pessoas tinham sido detidas, sendo 33 por uso de drogas e cinco por tráfico. Foram apreendidas 400 pedras de crack, 40 buchas de cocaína, maconha, uma balança de precisão e materiais utilizados para confeccionar pedras de crack. Mais de 50 policiais de todos os núcleos da Denarc no Paraná participaram das ações.

                Segundo o delegado-chefe da Denarc, Júlio Reis, as investigações feitas pelo núcleo de inteligência possibilitaram o levantamento de informações sobre o tráfico e consumo de drogas na região central de Curitiba, que inclui o Largo da Ordem, rua Cruz Machado e rua Dr. Muricy. Filmagens e fotografias foram utilizadas para monitorar os suspeitos.

                “A região é frequentada por pequenos traficantes e usuários da droga. Essas operações identificam os traficantes e usuários, além de acabar com diversas atividades criminosas que vem ocorrendo devido à circulação desses indivíduos no local”, afirmou.

Fonte: Agência Estadual de Noticias/ Fotos Giovanni Santos-SESP


Atenção fãs em dezembro, Paul MacCartney, ex-Beatle estará no Brasil

Entrevero em frente ao comitê de um candidato ao governo em Maringá


                 Um segurança do comitê de um candidato ao governo, localizado na Avenida Mauá em Maringá, onde funcionava uma revendedora de motos, quase causa uma tragédia ontem à noite, posicionou seu carro com os faróis altos, e com a mão na cintura demonstrando estar armado, abordou um veículo que se encontrava estacionado do outro lado da avenida, o ocupante do veículo e sua esposa passaram por momentos de constrangimento estavam aguardando um parente que estava descendo do apartamento. Por desgraça do segurança a vítima é um dos coordenadores de campanha do próprio candidato, que de imediato ligou para a Coordenação geral, quando este explicou ao companheiro, que os mesmos estariam sendo ameaçados de retaliação pelo principal concorrente, mas que não aprovava a atitude do segurança que incorreu em crime de ameaça, a vítima não resolveu se vai prestar queixa, teme em prejudicar seu candidato, quem pulou foi o segurança despreparado. Afinal na via pública quem faz abordagem sem crime e a polícia em caso de suspeição de algum delito e isso com todo cuidado para não ferir os direitos do cidadão, se não fosse trágico, seria cômico a cena como diz o jornalista Datena

Bombeiros socorrem criança com dedo preso em ralo de metal

Crédito da foto: Corpo de Bombeiros de Montes Claros/MG

                 O Corpo de Bombeiros socorreu, na tarde da última segunda-feira, 27/09/2010, uma criança de três anos que prendeu o dedo no ralo de escoamento da água da chuva, na cidade de Montes Claros, região norte de Minas Gerais. De acordo com os bombeiros, quando eles chegaram ao local da ocorrência, o dedo da criança estava muito inchado e roxo, indicando que as células não estavam recebendo oxigênio, dependo da demora poderia provocar uma gangrena.

                Com a ajuda de um cordão e de detergente, os bombeiros conseguiram retirar o dedo da criança sem machucá-lo. Segundo eles, logo após a retirada, o garoto conseguiu mexer o dedo. Não havia sinal de lesão e ele não se queixou de dor.

                 De acordo com os bombeiros, a criança não necessitou de atendimento médico e passa bem.

Em vídeo, supostos Taliban apedrejam mulher por infidelidade no Paquistão


               Se no Brasil fosse aplicado as "Leis do Islã" apedrejando mulher que trai seu cônjuge, (As mulheres traem dez vezes mais que os homens, isso pela força da vaidade de provarem para si mesmas que são mais sedutoras que as outras,) faltariam pedras para fazê-lo, que diga as camas dos motéis, tem muito barbado que se diz macho, mas na verdade é um corno dissimulado, sempre a máxima popular, marido traído é o último a saber da verdade, isso quando um amigo tenta alertá-lo e ele incorpora o lado machista e acaba brigando com o amigo. Bom cada um tem o direito de fazer o seu próprio juízo, essa e a realidade que vejo no nosso dia a dia

               “Homem abelha”, é aquele idiota que rala dia e noite, banca a mulher em tudo, deixa ela doce igual um mel, para os outros comerem, e olha que está cheio de "abelhão" por ai é só observar a sua volta

"Ex-guerrilheira pode ser a mulher mais poderosa do mundo", diz Jornal

Crédito da foto: Antonio Cruz/ABR

               Matéria publicada na edição online deste domingo do jornal britânico "The Independent" diz que uma "ex-guerrilheira pode se tornar a mulher mais poderosa do mundo", em referência à candidata do PT à Presidência e líder nas pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O sonho de todo ambientalista um barco movido a energia solar

 Crédito da foto: Dominic Favre/EFE
             O Planet Solar, maior barco do planeta movido exclusivamente por energia solar, iniciou nesta segunda-feira (27), em Mônaco, uma volta ao mundo. A embarcação tem 31 de comprimento, 15 m de largura e uma superfície fotovoltaica de 500 m² 

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, cumprimenta a líder palestino Mahmud Abbas

 Crédito da foto: Agência AFP
             O presidente da França, Nicolas Sarkozy (d), cumprimenta a líder palestino Mahmud Abbas (e) no Palácio do Eliseu, em Paris, antes de um almoço para tratar das negociações de paz no Oriente Médio. Abbas irá consultar os governos árabes no próximo dia 4, antes de decidir se quer continuar as negociações com Israel 

Participe: Hidrogeologia e Meio Ambiente de 26 a 27 de outubro de 2010


Perguntaram da defesa da nossa soberania, na condição de militar graduado da reserva do Exército Brasileiro tentarei dar uma panorâmica 30 anos depois de conhecer o poder de fogo das nossas forças armadas



              A frota de carros de combate do Brasil está sucateada veículos fabricados na década de 70 em uso até hoje, pouca coisa mudou em matéria de tecnologia, em caso de um confronto armado eu tenho minhas dúvidas do poder de defesa armado do Território Brasileiro

            As forças armadas brasileiras e superior ao Paraguai se iguala a outros países latinos e perde feio para os mais desenvolvidos principalmente para as forças armadas da Venezuela de Hugo Chaves que tem o dobro do poder de fogo da brasileira




                       No caso da guerra do golfo as Forças Armadas Iraquianas no momento do primeiro ataque das forças de coalizão lideradas pelas forças armadas americanas, tinha um poder de fogo dez vezes superior às forças armadas brasileiras, por ai da para tirar um parâmetro da nossa capacidade de defesa das nossas forças armadas, resumindo passou da hora de modernizar o Exército, Marinha e Aeronáutica do Brasil, cadê o Congresso, cadê o Senado, será que nossos políticos estão cegos ou se fazendo de cegos, onde fica a nossa soberania nacional

domingo, 26 de setembro de 2010

Atenção engenheiros, arquitetos, técnicos e afins



Flanelinha chega a ganhar o dobro do salário diário de um Soldado da Polícia Militar em início de carreira

 Crédito da foto: Ricardo Lopes em O Diário
 
              Motorista está ferrado em Maringá, flanelinha mordendo de um lado a prefeitura mordendo do outro, escapar de que jeito, alias será que algum vereador poderia  explicar aonde vai parar esses milhões arrecadados anualmente com o Estar em Maringá. Ontem no final da noite, observava um flanelinha que trocava moedas, recebidas de motoristas, esse fato aconteceu nas imediações do Hipermercado BIG de Maringá, no final da contagem ele arrecadou exatos R$160,00 de arrecadação do dia, enquanto que um soldado PM/BM em início de carreira ganha em média por dia R$60,00. Tem toda razão os senhores comerciantes estarem preocupados com essa ocupação ilegal e que só vai aumentar cada vez mais, com a palavra as autoridades competentes

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atenção senhores(as) graduados(as) em farmácia e áreas afins participe


Nota de falecimento do Soldado PM RR Jairo Aparecido Pavim


                Faleceu na manhã de hoje, aos 51 anos, o Soldado PM RR Jairo Aparecido Pavim, que estava no Hospital do Câncer de Maringá. Seu corpo será velado no salão nobre do Prever, com sepultamento marcado para amanhã às 17h30, no cemitério municipal. 

Imagens da chuva durante a madrugada eram 01:30h em Maringá na Avenida Tuiuti em frente ao Mercado BIG hoje 24/09/2010 ventava muito

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Prestação de serviços gratuitos da Semana de Trânsito prossegue na praça Raposo Tavares


    Secretaria de Transportes, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Força Verde, CIRETRAN, Conseg, Departamento de Estrada e Rodagem, centros de formação de condutores, concessionárias de motocicletas, núcleo de oficinas mecânica, Hoftalmar, Lions e Rotary estão com estandes montados na praça Raposo Tavares oferecendo serviços gratuitos à população durante atividades inseridas na Semana Nacional de Trânsito.
 
     Quem passar pelo local terá acesso a serviços como acuidade visual gratuita, consulta de débitos de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação, checagem completa de veículos e motos, atividades de educação no trânsito, blitz educativas promovidas pela Setran e informações sobre leis de trânsito, principalmente sobre o foco da campanha este ano que é “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. As atividades são realizadas das 8 às 17 horas e vão até sábado (25).

     O Prefeito de Maringá, Silvio Barros, convida a população para ir à Praça Raposo Tavares e participar das ações. “A Setran organizou uma semana de trânsito diferente em Maringá levando instruções e serviços para a população, abrindo o foco sugerido pela campanha nacional e estendendo para outros temas. Agradecemos o apoio dos parceiros que nos ajudam a oferecer esses serviços à população”.

     Além das atividades promovidas na Praça Raposo Tavares a Setran prossegue realizando blitz educativas em diferentes pontos da cidade. Nesta quinta-feira (23) haverá um curso de pilotagem defensiva para motociclistas no pátio do Estádio Willie Davids. As vagas já foram preenchidas e os inscritos terão aula teórica pela manhã e prática no período da tarde.

Dez dicas para poupar a natureza e o seu dinheiro


  1. Use apenas pilhas e baterias recarregáveis. São caras, porém tem maior duração e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
  2. Cozinhe com fogo mínimo. Garanto que muitos pensam que o fogo alto cozinha os alimentos mais depressa. Grande equívoco. A água não passa de 100ºC, logo de nada vai adiantar e ainda correrá o risco de queimar a comida.
  3. Compre um ventilador de teto. Além de gastar 90% menos energia, não solta bactérias como o ar condicionado.
  4. Coma menos carne vermelha. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. A produção da carne vermelha gasta muita água, além da pessoa ficar exposta ao gás metano.
  5. Use uma garrafa térmica com água gelada. Quantas pessoas moram na sua casa? Quantas gostam de água gelada? Imagine quantas vezes a geladeira é aberta por dia só por causa de água gelada? Com uma garrafinha dessas, você terá água gelada por mais tempo.
  6. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma vez só. Assim como ficar abrindo pra pegar água gelada ou qualquer outra coisa, evite o abre-e-fecha constante.
  7. Cozinhe mais em panela de pressão. Qualquer alimento pode ser cozido na panela de pressão com muita rapidez e uma economia de gás de até 70%.
  8. Não deixe os aparelhos em standby (modo de espera). Quando a TV ou o aparelho de som fica com a led (a famosa luzinha vermelha ou exibindo o relógio) ligado, o gasto de energia é cerca de 15% a 40% quando ele está em uso.
  9. Use lâmpadas fluorescentes ao invés de incandescentes. As fluorescentes gastam 60% menos energias.
  10. Use eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Verifique se tem o selo do Procel (para produtos nacionais) e Energia Star (para importados).

Ministério do Meio Ambiente quer realizar concurso público para 200 vagas com salários de até R$ 5.000,00 ainda em 2010



 

                O Ministério do Meio Ambiente pretende fazer concurso para 200 vagas para o cargo de analista ambiental, que exige nível superior e tem salário de aproximadamente R$ 5 mil. Segundo o órgão, a solicitação para a realização da seleção já foi enviada ao Ministério de Planejamento, que ainda não autorizou o concurso.

                 Segundo o Ministério do Meio Ambiente, se for autorizado pelo Planejamento, a previsão é que o concurso seja realizado até o final de 2010, com a contratação dos aprovados em 2011.

                 O órgão informou que o último concurso para o cargo aconteceu no segundo semestre de 2007, para 83 vagas, que foram preenchidas em novembro do mesmo ano. Na época os cargos oferecidos foram Analista Ambiental – Área de Concentração I: Administração e Planejamento em Meio Ambiente (43 vagas), Área de Concentração II: Políticas e Gestão em Meio Ambiente (40 vagas). Para ambos os vencimentos eram R$ R$ 3.663,77.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Momento da queda da arquibancada na 5° Prova de Arrancadas de Quatro Pontes no Paraná

Roberto Carlos e Meninas Cantoras de Petrópolis

Click na imagem para ampliá-la

Para lembrar "Silvio Santos" quando foi candidato a Presidente da República

Homem e morto a tiros na Zona Sul de Maringá

                  
                 Ás 19:17h desta segunda-feira (20/09/2010), o Corpo de Bombeiros de Maringá, enviou uma unidade de SIATE, até a Avenida Prefeito Sinclair Sambatti, n° s/n, Conjunto Habitacional Sol Nascente, no Contorno Sul, interior da Lanchonete R. P., para atender uma pessoa que havia sido vítima de ferimentos por arma de fogo. Ao chegarem ao local os socorristas do SIATE se depararam com uma pessoa, sentada em uma cadeira com o corpo inclinado para a esquerda, com três perfurações por projétil de arma de fogo na parte superior da cabeça uma no (crânio), outra na face e no braço direito, após abordagem de praxe os socorristas constataram que a vítima já estava sem vida, código 4 identificada no local pelo nome: Cláudio Cesar dos Santos de 37 anos. Ato seguinte foi acionado a criminalística e o IML para o local para os procedimentos legais, a polícia vai investigar mais esse homicídio na Cidade Canção

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Prefeito sanciona lei que amplia licença maternidade para servidoras celetistas


     O prefeito Silvio Barros sanciona nesta terça-feira (21), às 9 horas, na Casa da Cultura do Jardim Alvorada, a lei que amplia para seis meses a licença maternidade para servidoras celetistas. O projeto de autoria do Executivo foi aprovado na última semana pelos vereadores.

    Com lei municipal em vigor as servidoras aprovadas em concurso para emprego público (com vínculo a Consolidação das Leis Trabalhistas) para programas do governo federal terão o mesmo benefício das servidoras estatutárias que já contam com licença maternidade remuneradas por seis meses.

    A exemplo do que ocorre com as servidoras estatutárias a Prefeitura também arcará com a remuneração salarial durante o período de ampliação da lei de dois meses. A lei também garante o benefício para as servidoras que já se encontram em período de licença maternidade.

    Além da licença maternidade por seis meses, a servidora celetista em caso de aborto terá direito a duas semanas de repouso remunerado, e em caso de adoção ou guarda judicial para crianças de zero a oito anos também será concedida licença remunerada.