terça-feira, 12 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
sábado, 9 de abril de 2011
ROTAM é instalada oficialmente em Palmas, enquanto isso nossos políticos não conseguem nada, faz muito tempo que nossa região não ganha uma tropa de elite
Em solenidade na sede da Polícia Militar de Palmas, foi instalado o serviço de ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Móvel), que estará atuando, além de Palmas, em Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Honório Serpa, Clevelândia e Mariópolis. O ato na tarde de sexta-feira (08) contou com a presença de prefeitos, vereadores, comandantes da Polícia Militar do 3º BPM, e outras lideranças e representantes de entidades da sociedade local e regional. Para o ato de instalação do novo serviço, esteve presente também o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, Deputado Valdir Rossoni
Ibama faz operação de combate ao desmatamento da Mata Atlântica na região centro-sul do Paraná e em S.C.
Crédito da foto: Divulgação I.A.P.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou esta semana a Operação Pinus Pirata, de combate ao desmatamento da Mata Atlântica na região centro-sul do Paraná e em Santa Catarina. O objetivo da ação é contribuir para que áreas onde houve desmatamento ilegal da Mata de Araucárias não sejam ocupadas por atividades econômicas. Até o momento foram aplicados R$ 773 mil em multas para empresas e pessoas físicas que estavam desmatando ilegalmente.
"Àqueles que insistirem no desmatamento ilegal e no descumprimento de embargo aplicado pelo Ibama serão aplicadas as penalidades previstas em lei, como autuação,e apreensão da produção silvicultural e agropecuária que impedem a regeneração das áreas degradadas, além da apreensão dos bens utilizados no crime como tratores e caminhões", adverte a chefe da fiscalização do Ibama no Paraná, Maria Luiza Gonçalves.
A operação começou a ser delineada em meados do ano passado e faz parte do planejamento anual de proteção ambiental do instituto. Ela terá continuidade, tanto com novas notificações como na cobrança do cumprimento das já feitas.
A operação começou a ser delineada em meados do ano passado e faz parte do planejamento anual de proteção ambiental do instituto. Ela terá continuidade, tanto com novas notificações como na cobrança do cumprimento das já feitas.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Você sabe o que fazer com o lixo doméstico
O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias.
Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.
Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas.
A idéia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro e plástico, evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.
Tempo de decomposição dos resíduos
Coleta Seletiva
Veja abaixo quais os tipos de lixo que podem ser reciclados:
DESTINO | PAPEL | PLÁSTICO | VIDROS | METAIS |
---|---|---|---|---|
COLETA SELETIVA | papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa vida, listas telefônicas, livros | sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral (retire antes o excesso de sujeira) | garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos (retire antes o excesso de sujeira) | latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folhas-de-flandres |
LIXO COMUM | papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou palstificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas | plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos) | espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores | clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos |
Fonte: Instituto Akatu
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Curitiba tem na sua frota maior ônibus biarticulado do mundo enquanto isso em Maringá o transporte coletivo no horário de rush passageiro vai igual sardinha em lata
O governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba Luciano Ducci apresentaram o novo modelo de ônibus biarticulado
Crédito das fotos: Orlando Kissner/AENotícias
O veículo também tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.
Além de transportar um número maior de passageiros, o Ligeirão azul vai operar só com biocombustível à base de soja, que reduz em 50% a emissão de poluentes, e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.
Melhorias
A entrega das nove linhas Ligeirão, da cor azul, faz parte de um projeto de melhorias do transporte coletivo iniciado no ano passado. Segundo a prefeitura, serão 24 biarticulados azuis, que vão substituir os articulados vermelhos das linhas Pinheirinho-Carlos Gomes (da Linha Verde) e Ligeirão Boqueirão.
O Ligeirão Boqueirão, que completa um ano, reduziu em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. Hoje, o trajeto de 20,5 quilômetros é feito em 20 minutos. O intervalo entre os ônibus, em horário de pico, é de cinco minutos. São cinco paradas, enquanto o expresso normal faz 19 paradas.
O biarticulado azul faz parte de um amplo projeto de renovação da frota curitibana, o que inclui os chamados Ligeirinhos, ônibus das linhas diretas que têm pontos mais distantes e não circulam em vias exclusivas. Como os Ligeirões, também os Ligeirinhos virão com novo design e novos acessórios de conforto e segurança para o usuário.
Até o fim do ano, Curitiba terá recebido 544 novos ônibus, o que representa mais de 28% da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Nos últimos cinco anos, a renovação já foi feita em 1.120 ônibus
domingo, 3 de abril de 2011
Instituto Ambiental do Paraná vai intensificar a orientação, a acidentes ambientais em todo o Paraná
Crédito da foto: I.A.P.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai intensificar a orientação, a prevenção e a qualidade no atendimento a acidentes ambientais em todo o Paraná. Esta é uma das metas do Instituto para reduzir os impactos causados ao meio ambiente e tornar mais integrado o atendimento aos acidentes.
A iniciativa começou a ser discutida em Cascavel, onde técnicos do órgão ambiental reuniram-se na segunda-feira (28) com representantes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Defesa Civil, Eco Cataratas e Prefeitura municipal de Cascavel para orientar e instruir na prevenção de acidentes na rodovia BR 277.
O crescente número de acidentes na região fez com que a regional de Cascavel fosse a primeira. No município, a rodovia corta o perímetro urbano e cruza seu manancial mais importante, o rio Cascavel Velho. Recentemente, um acidente envolvendo caminhões que transportavam produtos químicos comprometeu o abastecimento de água, com possibilidade de contaminação do manancial.
De acordo com o presidente do IAP, a ideia é promover reuniões regionais com todos os órgãos envolvidos em caso de acidentes. “Vamos estabelecer a mesma linha de raciocínio entre os órgãos envolvidos na preservação do meio ambiente e bem-estar da sociedade. O atendimento aos acidentes, assim como a prevenção, precisa ser atualizado e melhorado”, disse.
O IAP solicitou aos participantes sugestões para elaboração do Plano de Ação de Prevenção de Acidentes. Todos os órgãos envolvidos deverão entregar uma proposta no dia 5 de abril.
Além disso, o Instituto solicitou às autoridades a instalação de uma bacia de armazenamento ao lado do manancial, o que evitaria o comprometimento do abastecimento no caso de derramamento de produtos perigosos. “A bacia serve para conter os produtos perigosos e os resíduos que podem vazar para o rio em casos de acidente”, explica o chefe regional do IAP de Cascavel, Valter Pagliosa.
Outra medida importante será a colocação de placas indicativas no quilômetro 585 que cruza o manancial rio Cascavel Velho que abastece a cidade. Também serão realizadas blitzes ambientais na rodovia com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Prefeitura de Cascavel, Corpo de Bombeiros e IAP.
O IAP possui técnicos treinados para dar agilidade ao atendimento a questões que envolvem estratégias e rápidas decisões em caso de acidentes ambientais em todo o Paraná.
Desde o começo do ano até esta terça-feira (29), as equipes do IAP atenderam 18 acidentes ambientais nos municípios do Estado.
Tarcísio Mossato Pinto esclareceu que 240 técnicos do instituto foram capacitados em cursos sobre atendimento de emergência e procedimento para coleta de amostras de acordo com as normas ISO 9000. “Também realizamos oficinas práticas e simulados com empresas que são referência em atendimento a acidentes com danos ao meio ambiente, como a Petrobras, a Alpina Briggs e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb”, afirmou.
Cada um dos 20 escritórios regionais conta com pelo menos uma equipe apta a prestar o atendimento e o treinamento é contínuo. O principal objetivo da equipe, segundo José Carlos Salgado, da coordenadoria de Acidentes Ambientais do IAP, é fazer com que a área atingida seja totalmente limpa e recuperada.
Ao ser informado de um acidente com possíveis danos ao meio ambiente, o IAP desloca imediatamente uma equipe técnica de plantão para o local. O passo seguinte é identificar os responsáveis pelo acidente e o produto derramado. Depois disso são colhidas amostras de água, solo e exemplares da flora e da fauna para realizar análises laboratoriais, e também é feito o dimensionamento da extensão atingida pelo impacto.
A conclusão dos trabalhos se dá com a orientação e supervisão dos trabalhos de contenção do vazamento ou recuperação da área, e aplicação das sanções administrativas previstas na legislação ambiental aos responsáveis.
A iniciativa começou a ser discutida em Cascavel, onde técnicos do órgão ambiental reuniram-se na segunda-feira (28) com representantes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Defesa Civil, Eco Cataratas e Prefeitura municipal de Cascavel para orientar e instruir na prevenção de acidentes na rodovia BR 277.
O crescente número de acidentes na região fez com que a regional de Cascavel fosse a primeira. No município, a rodovia corta o perímetro urbano e cruza seu manancial mais importante, o rio Cascavel Velho. Recentemente, um acidente envolvendo caminhões que transportavam produtos químicos comprometeu o abastecimento de água, com possibilidade de contaminação do manancial.
De acordo com o presidente do IAP, a ideia é promover reuniões regionais com todos os órgãos envolvidos em caso de acidentes. “Vamos estabelecer a mesma linha de raciocínio entre os órgãos envolvidos na preservação do meio ambiente e bem-estar da sociedade. O atendimento aos acidentes, assim como a prevenção, precisa ser atualizado e melhorado”, disse.
O IAP solicitou aos participantes sugestões para elaboração do Plano de Ação de Prevenção de Acidentes. Todos os órgãos envolvidos deverão entregar uma proposta no dia 5 de abril.
Além disso, o Instituto solicitou às autoridades a instalação de uma bacia de armazenamento ao lado do manancial, o que evitaria o comprometimento do abastecimento no caso de derramamento de produtos perigosos. “A bacia serve para conter os produtos perigosos e os resíduos que podem vazar para o rio em casos de acidente”, explica o chefe regional do IAP de Cascavel, Valter Pagliosa.
Outra medida importante será a colocação de placas indicativas no quilômetro 585 que cruza o manancial rio Cascavel Velho que abastece a cidade. Também serão realizadas blitzes ambientais na rodovia com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Prefeitura de Cascavel, Corpo de Bombeiros e IAP.
O IAP possui técnicos treinados para dar agilidade ao atendimento a questões que envolvem estratégias e rápidas decisões em caso de acidentes ambientais em todo o Paraná.
Desde o começo do ano até esta terça-feira (29), as equipes do IAP atenderam 18 acidentes ambientais nos municípios do Estado.
Tarcísio Mossato Pinto esclareceu que 240 técnicos do instituto foram capacitados em cursos sobre atendimento de emergência e procedimento para coleta de amostras de acordo com as normas ISO 9000. “Também realizamos oficinas práticas e simulados com empresas que são referência em atendimento a acidentes com danos ao meio ambiente, como a Petrobras, a Alpina Briggs e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb”, afirmou.
Cada um dos 20 escritórios regionais conta com pelo menos uma equipe apta a prestar o atendimento e o treinamento é contínuo. O principal objetivo da equipe, segundo José Carlos Salgado, da coordenadoria de Acidentes Ambientais do IAP, é fazer com que a área atingida seja totalmente limpa e recuperada.
Ao ser informado de um acidente com possíveis danos ao meio ambiente, o IAP desloca imediatamente uma equipe técnica de plantão para o local. O passo seguinte é identificar os responsáveis pelo acidente e o produto derramado. Depois disso são colhidas amostras de água, solo e exemplares da flora e da fauna para realizar análises laboratoriais, e também é feito o dimensionamento da extensão atingida pelo impacto.
A conclusão dos trabalhos se dá com a orientação e supervisão dos trabalhos de contenção do vazamento ou recuperação da área, e aplicação das sanções administrativas previstas na legislação ambiental aos responsáveis.
Operação policial mobiliza 200 agentes prende 8 pessoas e interdita 17 pontos comerciais no Paraná
Crédito da foto: S.E.S.P./PR
200 agentes de segurança e 64 viaturas fiscalizaram quatro regiões de Ponta Grossa, foram feitas blitz e bloqueios em rodovias estaduais e federais Oito pessoas foram presas e sete quilos de drogas e mercadorias contrabandeadas, avaliadas em R$ 80 mil, foram apreendidas na madrugada deste sábado (2), em Ponta Grossa, interior do Paraná, durante uma operação, que também interditou 17 estabelecimentos comerciais. Duzentos policiais e 64 viaturas participaram da fiscalização em quatro regiões da cidade. Foram montadas duas blitz itinerantes, dois bloqueios nas rodovias PR-151 e PR -373 e um bloqueio na rodovia federal BR- 373. Mais de 900 pessoas foram revistadas, 480 veículos passaram por revista e 62 estabelecimentos foram vistoriados e 17 deles foram interditados por questões sanitárias, falta de alvará e irregularidades no funcionamento. A Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Federal, Instituto de Criminalística, Vigilância Sanitária, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Receita Federal e Receita Estadual participaram da Operação Força Total II. |
sábado, 2 de abril de 2011
Podemos estar bem próximos da terceira guerra mundial
Aqui no Brasil a gente vai levando nossa vida declarando que somos um país do "paz e amor", mas no cenário internacional muita coisa está em jogo, principalmente o "petróleo" que é a principal energia do Planeta nesse momento seria bom que ficássemos atentos a esse emaranhado quebra cabeça que mistura: política, religião e poder; o que fragiliza o entendimento entre as "Grandes Potências Mundiais"
Duas pessoas morreram em um acidente que aconteceu por volta das 3h30 desta madrugada de sábado, no km 452 da BR-369, em Ubiratã, no centro-oeste do Paraná
Crédito da foto: Agência Estado
O acidente aconteceu após um outro veículo de passeio atingir de frente um ônibus de turismo, que saiu de São Paulo e seguia para o Paraguai.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a neblina estava forte na região no momento do acidente. O motorista do ônibus, um dos feridos do coletivo, ao bater contra o Gol, perdeu o controle do ônibus e caiu numa ribanceira. Mais de 10 passageiros do ônibus ficaram feridos e foram encaminhados para os prontos-socorros de Ubiratã, Cascavel, Corbélia e Campo Mourão
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Audiência pública na Assembleia Legislativa debate abordagens em bares e restaurantes no Paraná
Lojas de conveniência de postos de combustíveis também estão na mira da AIFU são locais que tem dado muita dor de cabeça para as autoridades
Parlamentares, empresários e representantes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros se reuniram nesta quinta-feira (31) no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para uma audiência pública para debater as ações e procedimentos da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) em bares e restaurantes.
O deputado estadual Fábio Camargo (PTB), que presidiu a sessão, disse que o objetivo da audiência era de tentar abrir um canal de comunicação entre empresários e autoridades para chegar a um consenso sobre como devem ser as ações da Aifu.
“Há um exagero na abordagem feito por eles. O pessoal chega armado, com o giroflex ligado, parecendo uma abordagem pirotécnica. Isso gera constrangimento entre as pessoas e os empresários sérios acabam sofrendo por aqueles que são clandestinos. É preciso mais respeito para quem trabalha neste setor, uma vez que emprega mais de 50 mil pessoas”, avalia.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar), Fábio Aguayo, diz que os empresários não são contra o trabalho da Aifu, mas questiona alguns pontos. “Há exageros que poderiam ser verificados. Por exemplo, casas noturnas ou bares que funcionam normalmente, mas que tiveram atraso para pegar um alvará deveriam ser apenas notificadas e não ter as portas lacradas. Liberar os clientes sem pagar quando há a abordagem é errado, uma vez que quem vai assumir o prejuízo? Não se pode punir quem está trabalhando dentro da lei. A punição deve ser apenas para aqueles empresários que não atuam de forma correta”, opina.
quinta-feira, 31 de março de 2011
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