sábado, 20 de agosto de 2016

A cidade de Bogotá capital da Colômbia, implantou o sistema modal de transporte coletivo baseado no existente na cidade de Curitiba no Paraná. Infelizmente na cidade de Maringá no Paraná, ainda somos primitivos no quesito transporte coletivo "aqui vigora o velho sistema"



Crédito da foto: Volvo Bus Latim America



Maringá tem que mudar o seu atual modelo de "transporte coletivo" 




Foto divulgação: Prefeitura Municipal de Curitiba


(*) Sargento Tavares - Consultor em Segurança Pública


     Porque nos cidadãos usamos o carro ou a motocicleta para nossos deslocamentos e não usamos o serviço de ônibus do transporte coletivo, que é oferecido pela cidade de Maringá. Primeiro porque os políticos nunca tiveram vergonha na cara, sempre se curvaram de joelhos aos interesses comerciais e ocultos da TCCC, inclua-se ai autoridades que com poder delegado pelo estado brasileiro deveriam fazer vales as "Leis", mas fazendo uma viagem pelo tempo, fizeram vista grossa e tudo passou batido. 




Crédito da foto: Blog do Sargento Tavares





     Eu fiz questão de fazer meu trajeto usual, bairro x centro e centro x bairro, ou seja fiz o mesmo trajeto ida e volta e pude constatar que ainda não compensa deixar o nosso carro particular ou a motocicleta na garagem. O valor da passagem custa o mesmo gasto com o combustível, o motorista também é cobrador e o tempo entre a espera e a chegada ao terminal chega a ser três vezes maior, que o mesmo percurso feito com um carro particular ou uma motocicleta



     Confesso que se tivéssemos um serviço de (ônibus) transporte coletivo, com mais horários, com linhas mais estratégicas, (lembrando que muitas destas linhas foram projetadas há 20 anos, hoje estão estrategicamente ultrapassadas e incorretas), com certeza deixaríamos o carro a moto na garagem e usaríamos o transporte coletivo. 



   Vejam bem os senhores, hoje não existe estações de integração, todos os usuários são obrigados a vir até o centro da cidade, por exemplo para o usuário acessar um bairro vizinho ao seu, com as linhas integradas, pense que a viagem e o tempo de duração, seria encurtada em 50%, do que é gasto hoje para se fazer o atual percurso e chegar ao destino desejado, "lembrando que hoje ele é obrigado vir até o centro da cidade, no terminal central, para depois voltar aos bairros vizinhos ao seu".





O ovo de Colombo
do Transporte Coletivo



Na época do então falecido prefeito Said Ferreira foi levado um estudo para implantação do sistema de ônibus inter-bairros, estudo esse que ficou 30 dias para apreciação dos técnicos da época sabe qual foi a resposta deles: fizeram igual o Maradona ( isso nós já sabíamos )



Aqui em Maringá no horário de rush passageiros andam igual sardinha enlatada




Esse projeto era para ter sido implantado a mais de 20 anos atrás
Sistema integrado de ônibus interbairros um terminal central e terminais satélites 
Sabe o que eles fizeram na época depois que viram o projeto "isso nós já sabiamos"
Até hoje passaram vários prefeitos e centenas de vereadores e ninguém fez nada



Maringá deveria ter linhas de ônibus "interbairros" encurtaria a viagem em 50%
do tempo hoje o que nós temos são linhas quebra galho para enganar a torcida



Ônibus articulados serviriam para amenizar o problema da superlotação nos horários de rush



A exemplo de Curitiba temos que criar em Maringá canaletas exclusivas para os ônibus
Em Maringá o que se tem visto é uma lambança desorganizada chamada de corredores de ônibus



Maringá  Cidade  Canção




Nenhum comentário:

Postar um comentário