quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bandidos armados com fuzis AR-15 levam Carro Forte da Prosegur No assalto foram levados malotes com mais de 1,5 milhões de reais

Foto reprodução: J. R. Avelar

 Bandidos fazem uma verdadeira operação  "Mamão com Açúcar"
 e levam mais de 1,5 milhão de reais de um Carro-Forte da Prosegur

          Uma  quadrilha  fortemente armada, com fuzis automáticos, tomaram de assalto, um carro-forte da Prosegur, na rodovia PA-150, a 40 km de Tailândia, no nordeste do estado do Pará, na última terça-feira, 29/01/2013. Os quatro seguranças que estavam no veículo trocaram tiros com os bandidos, mas diante do poder de fogo dos assaltantes, que portavam armamento de guerra e farta munição, foi inútil a tentativa de reação dos vigilantes, com seus revólveres 38, espingardas 12 e poucos cartuchos que podem portar, dois seguranças foram atingidos de raspão e depois levados para atendimento médico no hospital do município.

              O carro-forte da Prosegur iria abastecer bancos da cidade. Com o assalto, mais de R$ 1,5 milhão foram roubados. Em seguida, o carro-forte da Prosegur foi saqueado por moradores.

           Na fuga, os criminosos, que estavam armados com fuzis, queimaram um carro em uma ponte, para retardar a perseguição policial e fugiram em uma caminhonete em direção de Tomé-Açu, no nordeste do Pará.

             Os dois seguranças feridos já receberam alta do hospital e a polícia ainda informou que ainda não tem pista dos criminosos. A Polícia Federal Brasileira tem que rever o tipo de armamento, treinamento e vencimentos destes vigilantes que trabalham em Carro-Forte, todos os dias são expostos ao perigo e ao ridículo, pensem bem senhores, enfrentar um fuzil automático, com um revólver 38, e o mesmo que o segurança cometer um suicídio... 

Um comentário:

  1. Interessante a chamada da matéria "mamão com açúcar", porque seria essa caracterização??? Deveria ser postada essa chamada também nas diversas e inúmeras ocorrências de roubo contra instituições policiais. que inclusive são bem mais armadas no ponto de vista técnico e operacional, como por exemplo, quando tomaram de assalto simultaneamente a delegacia e o quartel da cidade de Ulianópolis e levaram muito mais em espécie, sem falar nas armas de alto poder de agressão das polícias locais que também foram subtraídas, facilmente pelos assaltantes.

    Trabalhar em um veículo blindado é uma verdadeira façanha diária para um vigilante, que, sem os equipamentos adequados e o poder de reação diminuído, são alvos desse tipo de ação, diga-se de passagem que este poder diminuído das equipes de transporte de valores não ocorre por conta de falta de investimentos, mas sim, pelo motivo de legislações inadequadas e que se recusam a ver a verdadeira necessidade para essa atividade, enquanto isso não mudar, muito pouco será feito para melhorar as condições de segurança desses profissionais.

    Otavio Vilhena.
    Gestor de segurança, pos graduado em segurança, membro ABCFAV, ABRAIC, ABGS, ABSEG, ABSO, CEAS, Diretor Regional Pará CEAS, Instrutor IAT DPF, IAT EB, Instrutor de segurança privada, consultor especialista em segurança pública e privada, gestor de riscos.

    ResponderExcluir