Crédito da foto: Rafael Silva
Orientações sobre como
evitar incêndios, sobre cuidados com o botijão de gás e noções de primeiros
socorros são algumas das lições que os soldados do 7º Grupamento do Corpo de
Bombeiros, que atende a região Norte de Curitiba, passam em treinamentos realizados
para moradores de conjuntos habitacionais da capital.
A ação é uma parceria do 7º Grupamento do CB com a Cohab-Curitiba e tem o objetivo de prevenir acidentes e demonstrar como proceder em situações de emergência.
Desde o início de setembro, já aconteceram encontros nos empreendimentos Aroeira e Imbuia, no bairro Santa Cândida, que abrigam pessoas transferidos de áreas de risco e inscritos na Cohab.
A copeira Lucilene de Bastos Assis, moradora do Residencial Imbuia II, que recebeu o treinamento e destacou a importância destes conhecimentos ao recordar uma situação que viveu há 12 anos.
“Meu filho tinha 15 dias e acabou se engasgando com refluxo depois de mamar. Quando eu vi ele estava todo roxo, sem conseguir respirar. Em pânico, fiquei sem saber o que fazer e, no desespero, levei ele para minha vizinha. Se não fosse por ela, que conhecia os procedimentos, hoje ele não estaria entre nós”, conta.
PRIMEIROS MINUTOS - Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Alexandre Zem, as orientações são essenciais para evitar riscos maiores. “Em casos de emergência, os primeiros minutos são preciosos pra definir uma situação. Enquanto os bombeiros se deslocam até o local, quem está próximo já pode se adiantar na intervenção, evitando um desastre”, afirma.
O capitão explica que os treinamentos são realizados quando solicitados por empresas, condomínios e locais públicos, como asilos e hospitais. “Nosso objetivo é promover uma mudança cultural nas pessoas, mostrando ações básicas de segurança e prevenção que podem salvar vidas”, ressaltou.
PROCEDIMENTOS – Os bombeiros orientam que a primeira atitude a ser tomada em casos de emergência é ligar para o órgão responsável. “É preciso conhecimento de qual órgão é o mais indicado para cada situação. Isso agiliza o atendimento e o ganho de tempo é fundamental em emergências”, explica Zem.
O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, por exemplo, que atende pelo número 192, atua em situações que envolvam a área da saúde, como dores no peito, que podem ser sintomas de problemas no coração, ou desmaio, hemorragias, convulsões e intoxicação.
O SIATE - Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, deve ser acionado quando acontecem traumas e ferimentos, em casos de acidentes de trânsito com feridos, vítimas de arma branca ou de fogo, quedas com fraturas, ataques de animais e choques elétricos graves. O telefone do SIATE é 193.
Na ocorrência de incêndios, a primeira ação recomendada pelos bombeiros é o desligamento da chave geral de energia, que evita que o sinistro tome maiores proporções. Também é importante o conhecimento de cada tipo de extintor: o de água é utilizado em materiais como madeira, papel e tecido; e o de pó químico é indicado para materiais elétricos que possam causa curto-circuito.
CUIDADOS – Após ligar para o órgão responsável, é necessário agir até a chegada do socorro. Na palestra dos bombeiros, os moradores aprendem alguns procedimentos a serem tomados em determinadas situações como engasgamento, crises convulsivas e queimaduras.
Em situações de engasgamento, como a que Lucilene passou, os bombeiros orientam a virar o bebê de barriga para baixo e bater levemente nas costas para desobstruir as vias respiratórias. No caso de queimaduras, os profissionais esclarecem alguns mitos, como o de passar pasta de dente ou pó de café, e explicam que o melhor é colocar somente água fria para refrescar. Nas crises convulsivas o certo é afastar os móveis e cuidar para a pessoa não bater a cabeça.
NAS EMPRESAS – Outra ação de prevenção do Corpo de Bombeiros é a atuação em conjunto com as empresas. Para atender polos industriais, como na Cidade Industrial de Curitiba e nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais, foi criado o Plano de Auxílio Mútuo, uma ação de Defesa Civil no qual as indústrias se organizam para o atendimento de emergência.
As ações de segurança, que incluem treinamentos preventivos mensais, são realizadas pelas empresas, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal. “Os Planos de Auxílio Mútuo trazem uma resposta rápida em situações emergenciais, já que as indústrias têm condições de gerenciar, analisar o risco e dimensionar as ações a serem realizadas”, explica o capitão Dimas Mengatti.
“Cada empresa está preparada para agir se tiver um incêndio num empreendimento vizinho, por exemplo. Com isso, grandes tragédias foram evitadas nos últimos anos”, completa.
A ação é uma parceria do 7º Grupamento do CB com a Cohab-Curitiba e tem o objetivo de prevenir acidentes e demonstrar como proceder em situações de emergência.
Desde o início de setembro, já aconteceram encontros nos empreendimentos Aroeira e Imbuia, no bairro Santa Cândida, que abrigam pessoas transferidos de áreas de risco e inscritos na Cohab.
A copeira Lucilene de Bastos Assis, moradora do Residencial Imbuia II, que recebeu o treinamento e destacou a importância destes conhecimentos ao recordar uma situação que viveu há 12 anos.
“Meu filho tinha 15 dias e acabou se engasgando com refluxo depois de mamar. Quando eu vi ele estava todo roxo, sem conseguir respirar. Em pânico, fiquei sem saber o que fazer e, no desespero, levei ele para minha vizinha. Se não fosse por ela, que conhecia os procedimentos, hoje ele não estaria entre nós”, conta.
PRIMEIROS MINUTOS - Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Alexandre Zem, as orientações são essenciais para evitar riscos maiores. “Em casos de emergência, os primeiros minutos são preciosos pra definir uma situação. Enquanto os bombeiros se deslocam até o local, quem está próximo já pode se adiantar na intervenção, evitando um desastre”, afirma.
O capitão explica que os treinamentos são realizados quando solicitados por empresas, condomínios e locais públicos, como asilos e hospitais. “Nosso objetivo é promover uma mudança cultural nas pessoas, mostrando ações básicas de segurança e prevenção que podem salvar vidas”, ressaltou.
PROCEDIMENTOS – Os bombeiros orientam que a primeira atitude a ser tomada em casos de emergência é ligar para o órgão responsável. “É preciso conhecimento de qual órgão é o mais indicado para cada situação. Isso agiliza o atendimento e o ganho de tempo é fundamental em emergências”, explica Zem.
O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, por exemplo, que atende pelo número 192, atua em situações que envolvam a área da saúde, como dores no peito, que podem ser sintomas de problemas no coração, ou desmaio, hemorragias, convulsões e intoxicação.
O SIATE - Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, deve ser acionado quando acontecem traumas e ferimentos, em casos de acidentes de trânsito com feridos, vítimas de arma branca ou de fogo, quedas com fraturas, ataques de animais e choques elétricos graves. O telefone do SIATE é 193.
Na ocorrência de incêndios, a primeira ação recomendada pelos bombeiros é o desligamento da chave geral de energia, que evita que o sinistro tome maiores proporções. Também é importante o conhecimento de cada tipo de extintor: o de água é utilizado em materiais como madeira, papel e tecido; e o de pó químico é indicado para materiais elétricos que possam causa curto-circuito.
CUIDADOS – Após ligar para o órgão responsável, é necessário agir até a chegada do socorro. Na palestra dos bombeiros, os moradores aprendem alguns procedimentos a serem tomados em determinadas situações como engasgamento, crises convulsivas e queimaduras.
Em situações de engasgamento, como a que Lucilene passou, os bombeiros orientam a virar o bebê de barriga para baixo e bater levemente nas costas para desobstruir as vias respiratórias. No caso de queimaduras, os profissionais esclarecem alguns mitos, como o de passar pasta de dente ou pó de café, e explicam que o melhor é colocar somente água fria para refrescar. Nas crises convulsivas o certo é afastar os móveis e cuidar para a pessoa não bater a cabeça.
NAS EMPRESAS – Outra ação de prevenção do Corpo de Bombeiros é a atuação em conjunto com as empresas. Para atender polos industriais, como na Cidade Industrial de Curitiba e nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais, foi criado o Plano de Auxílio Mútuo, uma ação de Defesa Civil no qual as indústrias se organizam para o atendimento de emergência.
As ações de segurança, que incluem treinamentos preventivos mensais, são realizadas pelas empresas, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal. “Os Planos de Auxílio Mútuo trazem uma resposta rápida em situações emergenciais, já que as indústrias têm condições de gerenciar, analisar o risco e dimensionar as ações a serem realizadas”, explica o capitão Dimas Mengatti.
“Cada empresa está preparada para agir se tiver um incêndio num empreendimento vizinho, por exemplo. Com isso, grandes tragédias foram evitadas nos últimos anos”, completa.
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