sexta-feira, 15 de janeiro de 2010



Data: 14/01/2010/ 

Jornalista: Dayani Barbosa
 
Panfletos, placas e faixas avisam sobre implantação do sistema Binário
 
        Motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas estão sendo alertados sobre as mudanças que ocorrerão no trânsito a partir deste domingo (17) nas principais avenidas do centro da cidade.
       Agentes de trânsito, do Estar e funcionários da Secretaria dos Transportes estão entregando panfletos no quadrilátero central para usuários das vias, lojistas e em hospitais. “Estamos utilizando todos os mecanismos para avisar sobre as mudanças, distribuindo panfletos inclusive nos hospitais que atendem muita gente da região”, diz o secretário de Transportes, Walter Guerlles.
      Além da panfletagem, que continuará sendo realizada nos próximos dias, a Setran instalou novas placas de trânsito e faixas orientando sobre os novos sentidos das vias nas avenidas Herval e Duque de Caxias, que serão as primeiras a receberem o sistema Binário. A partir de domingo agentes de trânsito estarão no local auxiliando sobre as alterações, que inclui a rua Arthur Tomas, que mudará de sentido no trecho entre a avenida Herval e São Paulo.
 
Binários
 
        A implantação do sistema Binário será realizada em duas etapas. Neste domingo (17), as avenidas Herval e Duque de Caxias serão transformadas em mão única, com a Herval fazendo sentido Colombo – Catedral, e a Duque de Caxias o contrário. “Nesta primeira fase o sistema Binário compreenderá as avenidas Demétrio Ribeiro, Herval, Papa João XXIII, Duque de Caxias e Lauro Werneck”, explica Guerlles.
       A segunda etapa será implantada no dia 31 de janeiro nas avenidas São Paulo e Paraná, com a São Paulo fazendo sentido único Tiradentes – Colombo e a Paraná o inverso.
       Com a implantação dos Binários será possível cruzar a cidade do Parque do Ingá até a avenida Colombo, pela avenida São Paulo, por exemplo em até três minutos. “Isto deve-se à sincronização perfeita dos semáforos, que permitirá ao motorista atravessar a cidade de norte a sul e vice-versa em poucos minutos a uma velocidade média de 45km/h, por exemplo”, diz Guerlles.
     Outra grande vantagem dos binários será a possibilidade do motorista virar à esquerda, com a implantação das agulhas nos canteiros centrais. “Fizemos 55 agulhas nas quatro avenidas que receberão o sistema Binário, possibilitando a transposição dos canteiros em sintonia com as ruas. Agora contamos com a colaboração e principalmente atenção dos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas para que o trânsito de Maringá mude para melhor”, finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário