quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Já existem produtos que filtram água suja em segundos, uma melho- ria para viajantes e para populações, que vivem em locais do mundo onde à água potável é restrita. A ONU diz que 3,5 milhões de pesso- as morrem por ano no mundo por doenças relacionadas à água suja.

Canudo transforma água suja em potável
Está em teste em áreas remotas da África os filtros portáteis

       Existem o Life Straw, que nasceu em 2005, e já está sendo vendido nos Estados Unidos, Europa, Canadá, Índia, Rússia e Japão; e o H2 Life Tube, criado por cientistas brasileiros e que deve chegar em breve ao mercado

       A filtragem elimina as partículas, as substâncias químicas e os micro-organismos da água. O processo dura pouquíssimo (enquanto a pessoa suga) e não utiliza energia elétrica. Por enquanto o LifeStraw pode ser adquirido pelo site e os da LifeStraw são vendidos apenas nos Estados Unidos e no Canadá, porém podem ser encontrados no MercadoLivre.

       O  Life  Tube  é  mais focado nos viajantes, como mochileiros que gostam de trilhas na natureza e que às vezes precisam consumir água de qualidade duvidosa. A ferramenta consistem em um bastão de polipropileno com capacidade de filtração e ultrafiltração da água em apenas três segundos, funcionando em três etapas:

 
 
1. Pré-filtragem: nesta fase, são removidas as grandes partículas, como barro, areia, ferrugem.

2. Filtragem: durante esta fase, são eliminadas substâncias químicas, como cloro, pesticidas, resíduos de medicamentos e compostos orgânicos voláteis.

3. Purificação: na fase 3, uma peneira de bilhões de microporos livra a água de bactérias, vírus, protozoários, algas e micróbios.

 
        Todo o processo é mecânico, sem a adição de substâncias químicas


       Já o LifeStraw, premiadíssimo, tem uma vida útil de três anos, e capacidade de filtragem de mil litros de água. Ainda há um belo trabalho social feito pela empresa fabricante: para cada 10 canudos vendidos, um é doado para uma pessoa na África ou em países em desenolvimento, para que possa obter um ano de água potável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário