domingo, 9 de março de 2014

Vereadores de Curitiba aprovam decreto que cria "Patrulha Maria da Penha", pena que a Guarda Municipal de Curitiba esteja a anos luz na nossa frente, mas esperar o que de Maringá, com certos políticos caipiras que temos por aqui, esses nunca terão uma visão do futuro

Crédito da foto: Everson Bressan/SMCS

       Foi assinado neste último sábado, 08/03/2014, o decreto municipal que criou a "Patrulha Maria da Penha" em Curitiba. O objetivo é colocar nas ruas equipes da Guarda Municipal com treinamentos e atividades específicas de combate à violência doméstica. A Patrulha deve ter rondas periódicas de acompanhamento, e um serviço de ligações emergenciais através do telefone 153.

    O público-alvo da Patrulha são as mulheres em situação de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência, expedidas pela Justiça. Para isso, foi estabelecida uma parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, a Guarda Municipal, e o Tribunal de Justiça do Paraná. O modelo de atuação, segundo a Prefeitura de Curitiba, foi inspirado na Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que funciona há um ano.

   A princípio, devem atuar na Patrulha 15 guardas, em quatro carros destinados especificamente para as atividades de atendimento de vítimas e controle de casos investigados. Serão quatro equipes, formadas por um homem e uma mulher cada, coordenadas por uma gerência geral. A expectativa é de que o número cresça a abranja as nove regionais até 2016.

       O Tribunal de Justiça do Paraná, por meio do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, fará a triagem dos casos que devem ser acompanhados pela Patrulha. O Juizado deve informar semanalmente as equipes à relação de medidas protetivas concedidas, além de uma avaliação de risco dos casos, o objetivo é estabelecer uma escala de prioridade no roteiro de visitas. A Patrulha deve atuar de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 18:00h. Nos demais dias e horários o atendimento deve ser prestado em escala de plantão, para atendimentos emergenciais



Nenhum comentário:

Postar um comentário