quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Samu começa atender no noroeste do PR com três meses de atraso

Crédito da foto: Prefeitura de Paranavaí

      O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  começa a operar a partir de sexta-feira (22) na região noroeste do Paraná com quase três meses de atraso. O serviço era para ter entrado em funcionamento no início de setembro, porém, problemas financeiros e a demora no treinamento de funcionários adiaram a inauguração. O Samu Noroeste vai atender um milhão de habitantes em 85 municípios da região e será gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná.

      De acordo com o coordenador do CIUEP, Almir de Almeida, alguns municípios que compõe o consórcio ainda não repassaram os recursos necessários para que o serviço entre em funcionamento. “A inadimplência ainda é grande, muitas cidades ainda não repassaram a verba que é exigida, mas tínhamos que colocar o serviço para funcionar”, explica Almeida.

      Nos três primeiros meses de operação, o Samu não recebe recursos do Governo Federal e, por isso, depende dos recursos originários dos municípios que integram o consórcio, ainda segundo o CIEUNP. Para os primeiros meses, o Samu Noroeste necessita de R$ 1,5 milhão para se manter, ou seja, R$ 0,50 por habitante.

      O Samu vai funcionar 24 horas por dia e 24 ambulâncias estarão distribuídas em 17 unidades básicas de atendimento instaladas nas cidades de Altônia, Barbosa Ferraz, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Goioerê, Icaraíma, Iretama, Loanda, Nova Londrina, Paranavaí, Rondon, Terra Boa,Terra Rica, Ubiratã e Umuarama. Ao todo, 370 pessoas foram contratadas – 40 são médicos, 24 enfermeiros e 124 técnicos em enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário