quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Incêndio atingiu armazém de nitrato de amônio em Santa Catarina

Crédito da foto: Agência RBS/Santa Catarina

      O governo do estado de Santa Catarina divulgou no início da tarde desta quarta-feira, 25/09/2013, nota onde afirma que o incêndio em um depósito com carga de fertilizante à base de nitrato de amônio, na região do Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte, não é tóxico. A nota informou que, de acordo com o Código Internacional de Produtos Perigosos da ONU, a substância é oxidante e não tóxica. Durante toda a manhã, porém, bombeiros informaram que fumaça causada por este incêndio, por causa da substância queimada, seria tóxica.

   Declaração do Professor Nito Angelo Debacher, Doutor em Química e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disse que o nitrato de amônia ao entrar em contato com o calor gera gás amônia, que é tóxico. "Se tem amônia no gás, com certeza é tóxico. A fumaça estava muito densa. Eu não recomendaria ninguém a respirar aquilo", disse ele, contrariando a afirmação do governo de que a fumaça não é tóxica.

    A Prefeitura Municipal de Guaratuba, no litoral do Paraná, informou que as aulas do período da tarde da Escola Municipal Juraci Correia, no balneário de Coroados, foram suspensas como medida de prevenção por causa da fumaça proveniente de um incêndio em São Francisco do Sul, na região Norte de Santa Catarina. A cidade paranaense é a mais próxima do local, com uma distância de aproximadamente 60 km. De acordo com a prefeitura, 250 crianças ficarão sem aula. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão em alerta na cidade caso a fumaça se aproxime.




Nenhum comentário:

Postar um comentário