quarta-feira, 17 de abril de 2013

Inflação faz COPOM elevar Selic a 7,5% a primeira alta desde 2011


     Para tentar conter a inflação elevada, o COPOM - Comitê de Política Monetária, do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 17/04/2013, elevar a taxa de juros de 7,25% para 7,5% ao ano. Trata-se da primeira elevação da Selic desde julho de 2011 , quando a taxa subiu de 12,25% para 12,5%.

     A decisão, já esperada por parte dos analistas de mercado, interrompe o período de juros na mínima histórica, que nos últimos meses havia levado ao barateamento do crédito, com consequente aumento do consumo pelas famílias brasileiras. A taxa de 7,25% era o menor patamar histórico da Selic e vigorava desde outubro de 2012.
     O aumento da Selic ocorre num momento em que cresce o temor de descontrole da inflação em 2013. Na semana passada, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou que o IPCA acumula alta de 6,59% em 12 meses até março, acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo BC para o ano.

     Com a alta dos juros, o Banco Central mira justamente a inflação. A decisão deve levar a um encarecimento do crédito, o que deve levar as famílias a frearem o consumo. Com menos compras, a tendência é que o preço dos produtos caia

Nenhum comentário:

Postar um comentário