domingo, 9 de dezembro de 2012

Acordo climático da ONU estendeu o Protocolo de Kyoto até 2020



          Quase 200 países assinaram neste sábado, 08/12/2012, a extensão do Protocolo de Kyoto até 2020, evitando um novo entrave a duas décadas de esforços da ONU que não foram capazes de impedir o aumento das emissões de gases do efeito estufa. 

O que é o Protocolo de Kyoto

          O Protocolo de Kyoto  é um tratado internacional que tem compromissos mais rígidos para a redução de emissão dos gases que agravam os problemas no nosso planeta. Tal protocolo foi ratificado no dia 15 de março de 1998. O protocolo de Kyoto foi criado logo após o planeta terra apresentar reações às emissões de gases poluentes, tais gases que são os causadores do efeito estufa e do aquecimento global.

Para que serve Protocolo de Kyoto

           O Protocolo de Kyoto entrou em vigor oficialmente, no dia 16 de fevereiro de 2005, muito tempo depois de ter sido assinado em Kyoto, no Japão, em 1997. De acordo com o protocolo de Kyoto as nações se comprometem a reduzir a emissão dos gases causadores dos efeitos devastadores no nosso planeta em 5,2%. Os gases que estão ligados diretamente ao aquecimento global e o efeito estufa são gases como ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono. Esses gases causam uma camada de poluentes, que dificilmente dispersa, causando assim os efeitos devastadores.

Nos últimos anos foram listados os 10 países que mais poluem

1º China

2º Estados Unidos

3º Rússia

4º Índia

5º Brasil

6º Japão

7º Alemanha

8º Canadá

9º Reino Unido

10º Coréia do Sul


Protocolo de Kyoto – Mecanismos e Medidas

           O protocolo de Kyoto propõe três mecanismos para auxiliar a os países na diminuição de gases poluentes, são eles:

           Criar parceria entre países na criação de projetos ambientalistas responsáveis;

          Dá direito aos países desenvolvidos de comprarem "créditos" diretamente das nações que poluem menos;

          Foi criado um mecanismo de desenvolvimento limpo, conhecido como o mercado de créditos de carbono.

Expectativas do Protocolo de Kyoto

          Com a criação do Protocolo de Kyoto, as grandes nações têm expectativa de diminuir os gases que causam problemas ao nosso meio ambiente. Tal protocolo tem prazo de validade até este ano de 2012, após o final dele outro tratado será criado para tentar amenizar os problemas causados por nós no nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário