sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ramadã o mês sagrado começa em vários países do Oriente Médio

 Mesquita de Al-Haram
Localizada na cidade de Meca na Arábia Saudita
       
          Os muçulmanos da maior parte dos países árabes do Oriente Médio começaram nesta sexta-feira o mês sagrado do Ramadã, durante o qual terão de abster-se de comer, beber, fumar e manter relações sexuais desde a alvorada até o pôr-do-sol.

          As ruas do centro do Cairo, normalmente congestionadas pelo trânsito, amanheceram hoje praticamente desertas neste primeiro dia do Ramadã.

          O  mês  sagrado  teve  início  hoje  no  Egito  e  nos  países do Golfo Pérsico, Sudão, Jordânia e Iêmen, entre outros, um dia depois de os especialistas terem observado o crescente da lua, que marca o começo do Ramadã.

          No caso da Síria, o conflito que vive o país afetou o próprio Ramadã, já que enquanto a televisão oficial anunciava que o início do jejum seria amanhã, os opositores afirmaram que seguiriam outros países muçulmanos e o começariam já nesta sexta-feira.

           No    Líbano,    hoje   foi   a   primeira   jornada   do   mês   sagrado  para  os  sunitas, enquanto para os xiitas será amanhã.

          O   Ramadã,   que  acontece  no  nono  mês  do  calendário  islâmico,  é  considerado sagrado por que, segundo a tradição, foi neste mês que o profeta Maomé recebeu a revelação do Corão.

          Por  ser  um  dos cinco pilares do islã - junto à oração cinco vezes por dia, a profissão da fé, a esmola e a peregrinação a Meca uma vez na vida -, o Ramadã deve ser cumprido por todo muçulmano, com exceção apenas de mulheres grávidas, doentes, crianças e viajantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário