domingo, 18 de setembro de 2011

Você pratica a sustentabilidade dos recursos naturais


     Ser sustentável é descobrir maneiras de promover a exploração dos recursos naturais, de forma que prejudique o menos possível o meio ambiente, estabelecendo, assim, um equilíbrio. Embora esse conceito pareça ser difícil de ser implementado, a aplicação de políticas de sustentabilidade nas atividades humanas que causam altos impactos no meio ambiente, como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e etc., está mostrando que é, ao contrário do que muitos pensam, economicamente viável.
     Os projetos empresariais que atendam a esses parâmetros de sustentabilidade vêm crescendo e se espalhando em todo o globo terrestre, até mesmo em lugares que vivem sofrendo com todos os tipos de doenças, devido a fábricas que poluíam essa vizinhança. Hoje em dia, já se pode ver uma grande melhoria na vida dessas pessoas, ao longo da realização desses projetos sustentáveis, como em algumas áreas que eram extrativistas e estavam condenadas ao extermínio. Agora, já existem grandes chances de recuperação. Esses projetos têm fundamentos sólidos de sustentabilidade e de viabilidade, baseados na exploração não predatória dos recursos disponíveis.
     A chave disso tudo é a exploração e a extração dos recursos com a mesma eficiência e garantia de recuperação das áreas degradadas. A sustentabilidade é uma prática aplicada com muito mais frequência nos grandes empreendimentos. Existe a necessidade urgente de preservar os desses recursos naturais para garantir a continuidade da biodiversidade local, mantendo a qualidade de vida das comunidades. É um desafio que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais são para assegurar fiscalização e punir com mais eficiência os infratores. Esse conceito de sustentabilidade é um poder agregador de ideias e formador de opiniões nos dias atuais.
     A sustentabilidade de um projeto em cada região deve dar garantias de exploração viável. Deve também continuar a promover o bem-estar econômico e social para as pessoas das comunidades afetadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário