segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Semana Maringaense de Amamentação é aberta com palestra de especialista da Universidade de Brasília


       A nutricionista e professora da Universidade de Brasília, Renata Alves Monteiro, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição, elogiou o trabalho em defesa da amamentação realizado em Maringá, durante a abertura da XVI Semana Maringaense de Amamentação, nesta segunda-feira, no Teatro Marista. Renata abriu o evento com a palestra sobre “Amamentação como determinante psicossocial de hábitos alimentares saudáveis”.

      Ela lembrou que em 2011 são 30 anos de trabalho em defesa do aleitamento materno no Brasil. “É um privilégio participar da programação deste evento em Maringá, onde todos os setores se envolveram na conscientização sobre a importância do aleitamento materno e uma cidade que está sempre inovando na promoção da saúde”, afirmou. “Parabéns a todos que de alguma forma contribuem para melhorar a saúde de nossas crianças”, disse.

      O solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Silvio Barros; o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi; a presidente do Provopar Maringá, Bernadete Barros; a vereadora Márcia Socreppa; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Roberto Rodrigues; o diretor superintendente do HU, José Carlos Amador; o diretor da Santa Casa, Carlos Roberto Rosário; o chefe da 15ª Regional de Saúde, Kazumichi Koga; o chefe de Gabinete, Rodrigo Valente; os secretários Ulisses Maia, da Assistência Social e Cidadania e Edith Dias, da Educação, além da presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, Rita de Cássia Inocente Kikuchi. 

      O prefeito Silvio Barros citou a natureza para falar da amamentação. “Devemos observar a natureza, onde todos os animais mamíferos nascem quase que independentes, e até certa idade mamam, com exceção do ser humano que depende dos pais até para mamar. Por isso devemos seguir a lógica dos outros animais, oferecendo o leite materno para o bom desenvolvimento de nossas crianças”, afirmou. Silvio Barros também parabenizou todos os profissionais e voluntários envolvidos nos programas de incentivo à amamentação.

      O secretário Antônio Carlos Nardi lembrou que toda equipe da pasta prioriza a amamentação. “Tanto que todas as nossas Unidades Básicas são Unidades de Saúde Amigas da Amamentação”, disse, citando também as outras secretarias envolvidas no programa. “Hoje o mundo abre eventos da amamentação, pela importância que esse ato tem na saúde das crianças”, afirmou Nardi, reforçando nas várias ações que garantem a amamentação como a licença maternidade de seis meses para servidoras municipais, os programas nos Centros Municipais de Educação Infantil e o Banco de Leite Materno do HU.

COMUNICAÇÃO

      A presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, Rita de Cássia Inocente Kikuchi, citou o tema da Semana deste ano: a comunicação. “Estamos na décima sexta semana de amamentação de Maringá, e a comunicação já faz parte de nossas estratégias de trabalho”, afirmou. Além do trabalho realizado nas UBS, Rita citou a Mãe Ingá, símbolo da campanha, e os folhetos ilustrados que são distribuídos em todos os eventos de promoção e prevenção em saúde, e o envolvimento de profissionais e acadêmicos de instituições e órgãos de saúde. 

      O médico José Carlos Amador, diretor do HU, lembrou que como pediatra sabe da importância da amamentação na saúde das crianças, e falou do Banco de Leite Materno da instituição. A vereadora Márcia Socreppa, representando a Câmara, lembrou que a amamentação é a “principal vacina” para as crianças e falou da importância da comunicação no processo de incentivo às mães em amamentar os filhos. 

      Após a solenidade de abertura, Rita de Cássia apresentou o portal do Comitê de Aleitamento Materno de Maringá, onde todas as pessoas podem acessar informações das campanhas, dos direitos e colocar depoimentos sobre os temas relacionados. O portal pode ser acessado no site da Prefeitura: www.maringa.pr.gov.br. Os organizadores, junto com a Mãe Ingá, ainda prestaram uma homenagem à enfermeira Fátima, da Unidade Básica do Maringá Velho, que junto com as filhas, Gabriela e Nicole ilustra o material da Semana da Amamentação. 

      A Semana Maringaense de Amamentação prossegue até sexta-feira com uma série de atividades. Nesta terça-feira, se o tempo permitir, o Comitê de Aleitamento Materno leva a semana para a praça Raposo Tavares das 14 às 17h. Serão distribuídos folhetos, realizadas orientações à gestantes e mães sobre amamentação e atividades educativas para crianças com distribuição da cartilha “Mãe Ingá Ensinando a Amamentar – Aprenda Brincando”.

      Na quarta-feira será realizada uma passeata na avenida São Paulo, a partir das 14 horas, partindo do portão principal do Parque do Ingá com a presença da Mãe Ingá. Na quinta-feira, 4 de agosto, entre as 10 e 15 horas, acontece a palestra “O papel do pai na amamentação” para funcionários e professores do Cesumar, realizada pelas acadêmicas do curso de fonoaudiologia da instituição.

MADRINHA

      Ainda na quinta, às 9h30, a Unidade Básica de Saúde do Maringá Velho promove o II Encontro de Apoiadores da Amamentação e Homenagem à Madrinha da Amamentação; e no mesmo horário a UBS Pinheiros inaugura a sala de amamentação. 

      Na sexta-feira, 5 de agosto, a partir das 14 horas, será realizado no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio de Pádua, o IV Encontro de Vovós, atividades sobre aleitamento materno e distribuição de brindes, entrega de prêmios para os vencedores do Concurso de Pinturas da Mãe Ingá e do Concurso de Frases.

      Entre terça e sábado, serão realizadas atividades com gestantes e mães sobre amamentação com promoção de grupos de apoio às mães, distribuição de folders educativos e orientação nas Unidades Básicas de Saúde realizadas pelas Equipes de Saúde da Família e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 

      Também nesse período acontecem atividades educativas sobre aleitamento materno para os pais das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil e orientações nutricionais sobre aleitamento materno e alimentação complementar para os pais das crianças que frequentam a Clínica de Nutrição do Cesumar, atividade realizada pelas acadêmicas do curso de Nutrição.

      A XVI Semana Maringaense de Amamentação é uma realização do Comitê de Aleitamento Materno de Maringá e uma promoção da Prefeitura, UEM, Cesumar, PUC, Hospital Paraná, Pastoral da Criança e da Saúde CNBB, Hospital Universitário de Maringá, Secretaria de Estado da Saúde, Santa Casa de Maringá e Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário